Se comunicar com a brincadeira, o afeto e a conversa. Esses são alguns dos ingredientes para uma boa interação entre adultos e crianças e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância. E esse é o objetivo do ‘Nenê do Zap’, campanha via WhatsApp com curadoria da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Lançado no início de março, o projeto tem como personagem o esperto e bem-humorado Nenê do Zap, que envia gratuitamente conteúdos como vídeos, áudios e textos para sensibilizar sobre importância da interação no desenvolvimento de bebês e crianças. Desde a chegada do coronavírus ao Brasil, o Nenê do Zap tem sido um aliado das famílias com dicas sobre como enfrentar a quarentena com as crianças em casa, além de apoio para que pais e mães cuidem não só dos filhos, mas também de si. "Em tempos de incerteza, pode ser mais complexo para os adultos incluírem esse tema entre suas prioridades. Com o Nenê do Zap, queremos que eles sejam impactados e absorvam essa mensagem de uma maneira simples, consistente, divertida e também acolhedora", afirma Paula Perim, diretora de comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
O projeto também tem o apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que enxerga na iniciativa uma forma de suporte às famílias não só em tempos de coronavírus. Segundo pesquisa do Ibope encomendada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 53% da população brasileira não sabia que bebês começam a aprender antes dos seis meses de vida. Com a crise do coronavírus, o Nenê do Zap passou a incluir dicas práticas de cuidado e higiene, além de conteúdos que reforçam a importância da conversa com bebês e crianças para promover a conexão e a saúde emocional nesse contexto de distanciamento social.
Toda a conversa com o Nenê do Zap é gratuita. Para receber os materiais, basta mandar um "Oi" para o número (11) 99743-8964.
O Nenê também está no Instagram e Facebook com conteúdos extras e conversas com especialistas.
Assista ao vídeo: