Mutirão para salvar cavalos de incêndio na Califórnia movimenta redes sociais

Redação - O Estado de S.Paulo

Comunidade local se mobiliza para retirar os cavalos de um centro de treinamento

Cavalos fogem de incêndio na Califórnia. 

Cavalos fogem de incêndio na Califórnia.  Foto: Paul Sisson/The San Diego Union-Tribune via AP

Os “tradicionais” incêndios na Califórnia voltaram a ser um problema nesta quinta-feira, 7, quando as chamas alcançaram a região de San Diego. Próximo à área rural de Lilac, o fogo começou a destruir milhares de hectares, que incluem um centro de treinamento de cavalos. Nas redes sociais as pessoas estão se movimentando para organizar o resgate dos animais.

A comunidade local se mobiliza para minimizar os danos, e a ação virou uma corrente de internet, principalmente no Twitter. Em meio ao fogo e à morte de alguns cavalos, o governador do Estado, Jerry Brown, declarou estado de emergência no centro de treinamento de cavalos San Luis Rey Training.

No Twitter as pessoas estão compartilhando imagens e informações por meio da hastag #LilacFire. No Facebook, um grupo coordena a ação conjunta. O desafio é evacuar a maior quantidade de cavalos possível e mantê-los alimentados e cuidados, agora que estão em ambiente desconhecido - fora do centro de treinamento.

Veja alguns tuítes:

 

"Todos esses cavalos em Trifecta são do centro San Luis Rey".

 

"Meu Deus, pobres filhotes e um homem valente. Se você não viu. Aqui está Leo Tapia arriscando sua vida para tentar salvar os cavalos".  

 

"Cavalos e suas famílias evacuados precisam de sua ajuda! Por favor,  faça doações de comida, cobertor, baldes, rastelo e dinheiro para os afetados pelo incêndio em Lilac." 

 

"Tenho uma caminhonete e posso ajudar com um trailer e com o cuidado dos animais. Me avisem se precisarem de voluntários!"