Mulher destrói obra de Romero Britto na frente do artista; veja

Bárbara Correa* - O Estado de S.Paulo

O vídeo desse episódio, ocorrido na galeria de Romero, em Miami, viralizou nas redes sociais e gerou diversos memes

Mulher quebra uma obra de Romero Britto na frente do artista plástico 

Mulher quebra uma obra de Romero Britto na frente do artista plástico  Foto: Reprodução Tiktok/ @fayepindell19

Um vídeo de uma mulher quebrando uma obra de Romero Britto na frente do artista plástico brasileiro, em seu próprio ateliê, em Miami, nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais, na madrugada desta sexta-feira, 14.  No sábado, 15, ele divulgou nota lamentando o vídeo, que teria ocorrido em 2017 (leia mais aqui).

A moça, que ainda não foi identificada, acusa Romero de ter destratado os funcionários do seu restaurante e, como vingança, jogou no chão e quebrou a obra de arte dele, intitulada Big Apple - cuja versão de 58 cm custa 4,8 mil dólares (cerca de R$ 26 mil) e a miniatura, de 17 cm, 360 dólares (cerca de R$ 2 mil).

“Nunca vá a um restaurante meu e ofenda um funcionário, mas nunca. Eu o respeitava como artista ”, disse a mulher, que aparece exaltada no vídeo.

A gravação foi feita por Faye Pindell, uma norte-americana, que já trabalhou com Britto, e usou seu perfil no Tiktok para explicar o caso. 

“No fim do mês, Romero faz um encontro com pessoas que compraram suas obras e essa moça gerencia um restaurante, onde ele e os amigos foram.  Aparentemente, eles foram rudes com a equipe, os funcionários contaram para gerente e, no fim do mês, ela decidiu comprar sua própria porcelana, que custa milhares de dólares, e quebrou na frente dele”.

Procurado pelo Estadão, Romero Britto enviou a seguinte nota, por meio de sua assessoria:

"O vídeo do incidente ocorreu em 2017 no qual todos podem ver que fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias de arte e quebrou uma escultura que havia ganhado. Uma peça pesada de porcelana que ao quebrar em pedaços poderia ter causado danos a mim, a ela ou a qualquer outra pessoa no local. É lamentável, mas a integridade física das pessoas foi colocada em risco naquele momento. Infelizmente há pessoas que querem ficar famosas às custas de outro.

Através da minha arte meu propósito sempre foi o de levar alegria, amor e esperança a todos. Não admito desrespeito e jamais tive a intenção de desrespeitar alguém.

A internet é muitas vezes injusta e as pessoas não estão preocupadas com a verdade. Gostam de confusão, drama, negatividade, de julgar sem analisar os fatos.

Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que como nunca precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo."

A usuária do Tiktok ainda alegou, no vídeo, que ele ficou constrangido, mas afirmou que não desrespeitou os funcionários. 

O vídeo repercutiu tanto nas redes sociais que o nome do artista plástico brasileiro ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter, e o episódio acabou gerando diversos memes e piadas, com a participação até do youtuber Felipe Neto.  

*Estagiária sob a supervisão de Charlise Morais

** Atualizada às 13h28 de 15 de agosto de 2020.