Menino rouba cena em audiência com papa Francisco no Vaticano

Agências - AFP

Criança com autismo brincou com o guarda suíço no palco e divertiu o pontífice, que disse que o garoto era 'indisciplinadamente livre'

Menino com autismo brinca com guarda suíço em audiência no Vaticano.

Menino com autismo brinca com guarda suíço em audiência no Vaticano. Foto: Ettore Ferrari/EFE

Um menino argentino que tem autismo se desvencilhou dos braços da mãe para brincar com o papa Francisco durante uma audiência geral nesta quarta-feira, 28, no Vaticano. Tanto o pontífice quanto todos os presentes se divertiram com a cena.

"Esse menino não pode falar, é mudo, mas sabe se comunicar", disse o papa as cerca de sete mil pessoas que estavam no local depois que a mãe do garoto se desculpou e explicou que o filho era autista, informou a mídia italiana.

"[Ele] sabe como se expressar. Mais do que isso: é livre. É indisciplinadamente livre", comentou o sacerdote aos fiéis, que riram. Fotos do momento mostram como o menino brinca com as vestes de um guarda suíço e atrás da cadeira do papa. Uma menina, inclusive, tenta detê-lo.

Uma menina, provavelmente irmão do garoto, tentou contê-lo.

Uma menina, provavelmente irmão do garoto, tentou contê-lo. Foto: Ettore Ferrari/EFE

A associação italiana Ants Onus, que reúne pais com filhos com autismo, estava entre os presentes que assistiam à audiência na sala Paulo VI. "Dê-me um beijo", pediu Francisco enquanto a mãe do menino corria ao palco para tentar pará-lo. No entanto, o papa disse que a mãe o deixasse brincar.

"É argentino, indisciplinado", brincou o pontífice ao fazer o comentário para o prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo alemão Georg Gänswein. Em diversas ocasiões, o papa disse que ele próprio é indisciplinado e que teve problemas para se adequar às rígidas regras da Santa Sé.

"Todos deveríamos nos perguntar: 'Sou livre? Sou livre diante de Deus?'. Todos deveríamos ter a liberdade de um menino diante de seu pai", afirmou o papa. "Peçamos graça para que esse menino fale", pediu Francisco.

Assista ao momento abaixo: