Membros de orquestra tocam à distância sinfonia de Beethoven; assista

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

A ação foi realizada pelos integrantes da Orquestra Filarmônica de Rotterdam, nos Países Baixos, como forma de superar o isolamento

Os integrantes da Orquestra Filarmônica de Rotterdam. 

Os integrantes da Orquestra Filarmônica de Rotterdam.  Foto: YouTube / Rotterdams Philharmonisch Orkest / Reprodução

  

 

Os integrantes da Orquestra Filarmônica de Rotterdam, nos Países Baixos, usaram a criatividade para superar o isolamento em meio à pandemia do novo coronavírus. Os músicos gravaram, cada um em sua casa, uma apresentação da Nona Sinfonia, de Beethoven.

Intitulado “From us, for you” (De nós, para você), a produção começa com cada integrante da orquestra se apresentando e informando qual instrumento eles tocam, e a partir eles falam um pouco sobre a situação de quarentena, que afastou a orquestra. 

“Nós estamos nos ajustando a uma nova realidade e nós teremos que achar soluções para apoiar uns aos outros. A força criativa nos ajuda, nos permite pensar fora da caixa e usar a inovação para manter nossa conexão e fazer dar certo, juntos. Porque se nós fizermos isso juntos, nós teremos sucesso”, dizem os músicos.

 

Assista ao vídeo:

 

Para Entender

Coronavírus: veja o que já se sabe sobre a doença

Doença está deixando vítimas na Ásia e já foi diagnosticada em outros continentes; Organização Mundial da Saúde está em alerta para evitar epidemia

Com isso a apresentação é iniciada, alternando entre cada músico conforme eles começam a tocar suas partes na sinfonia e, por fim, combinando a tela de todos eles enquanto a música chega a seu ápice. O vídeo foi publicado no YouTube no dia 20 de março e já possui mais de um milhão e meio de visualizações.

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais