Mãe cria perfil no Instagram para falar sobre saúde mental na maternidade

Redação - O Estado de S.Paulo

Série de fotos intitulada 'Confissões de uma mãe ansiosa' foi criada por mãe de trigêmeos que lidou com depressão pós-parto

Mãe faz desabafos sobre sua ansiedade e dá apoio para outras mães na mesma situação. 

Mãe faz desabafos sobre sua ansiedade e dá apoio para outras mães na mesma situação.  Foto: Instagram/@theperfectmom

Desiree Fortin é uma mãe de trigêmeos que vive na Califórnia, Estados Unidos, que está lutando contra a ansiedade. Ao lidar com o problema, ela percebeu que pouco se fala sobre a saúde mental na maternidade, então resolveu criar uma série de fotos chamada "Confissões de uma mãe ansiosa" para mostrar para outras mulheres que elas não estão sozinhas.

"Eu sou uma grande apoiadora de abrir o coração e ser vulnerável. Eu gostaria de ter sentido isso quando eu estava em uma profunda depressão pós-parto", disse Desiree ao Good Morning America. Durante a depressão, que a acometeu logo após o nascimento dos trigêmeos, ela disse que se sentiu "muito sozinha" e "envergonhada".

Ela procurou um médico e começou a tomar remédios, até que, quando eles tinham um ano, se sentiu melhor e parou com os medicamentos. Até que sua filha, com dois anos, quase se afogou na piscina.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Desiree Fortin (@theperfectmom) em

 

"Havia quatro adultos na piscina quando isso aconteceu", disse ela. "Isso pode acontecer com qualquer um", relembra. O incidente lhe causou uma grande ansiedade da qual ela nunca mais conseguiu se livrar. "Nós passamos por fases e desafios e nós não sabemos o que fazer. Eu espero, mais que tudo, que as pessoas que vejam isso, fiquem encorajadas e saibam que elas não estão sozinhas", diz.

Na série de fotos, ela fala sobre tarefas diárias e desabafa sobre sentimentos. Em uma das publicações, ela comenta sobre a dificuldade de manter a disciplina. "Para mim, nesse momento, a disciplina tirou tudo de mim e tem sido a parte mais difícil da maternidade", falou. Em outras, ela dá dicas de como se acalmar durante ataques de ansiedade.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Desiree Fortin (@theperfectmom) em