Livro de Clarice Lispector está disponível em formato acessível

Redação - O Estado de S.Paulo

'A Mulher que Matou os Peixes' e mais três obras de outros autores serão incluídos no catálogo de livros acessíveis e inclusivos e podem ser acessados gratuitamente

Clarice Lispector. Nascida na Ucrânia em 1920, ela morreu em 9 de dezembro de 1977, no Rio

Clarice Lispector. Nascida na Ucrânia em 1920, ela morreu em 9 de dezembro de 1977, no Rio Foto: Acervo Paulo Gurgel Valente

 

O livro A Mulher que Matou os Peixes, de Clarice Lispector,  poderá ser acessado de forma gratuita por leitores de todos os tipos.  A obra de uma das mais importantes escritoras brasileiras e mais outras três, de outros autores, passarão a integrar o acervo de obras literárias acessíveis para  pessoas com deficiência no site do Governo do Estado de São Paulo.

Os outros lançamentos são: Um Sonho no Caroço de Abacate, de Moacyr Scliar, Come Menino, de Letícia Wierzchowski e A Aldeia Sagrada, de Francisco Marins.

Todos os livros ficarão disponíveis com legenda, áudio, audiodescrição, imagem e a chamada leitura simples, que traz adequações na linguagem, conteúdo e forma para facilitar a compreensão das obras. Eles também foram traduzidos e interpretados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O projeto Diversos – Livros Acessíveis e Inclusivos é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e resultado de uma parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferenças. 

 

Além das obras que passam a fazer parte do acervo nesta terça-feira, outros 13 títulos estão disponíveis no site do projeto. 

Para acessar os livros, clique aqui.

 

Uma Nova Amiga, de Lia Crespo

Serei Sereia, de Kely de Castro

O Discurso do Urso, de Julio Cortázar

O Menino no Espelho, de Fernando Sabino

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga

Frritt Flacc, de Júlio Verne

Bem do Seu Tamanho, de Ana Maria Machado

- Sei Por Ouvir Dizer, de Bartolomeu Campos de Queirós e Suppa

Volta ao Mundo em 80 dias, de Júlio Verne

Peter Pan, de J. M. Barrie

As Cores no Mundo de Lúcia, de Jorge Fernando dos Santos

O Menino Azul, de Cecília Meireles e Lúcia Hiratsuka

Kafka e a Boneca Viajante, de Jordi Sierra I Fabra