Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Caio Nascimento* - O Estado de S.Paulo
11/02/2020, 19:08
Para além da brincadeira, usuários da rede social fingem ser pessoas deslocadas da realidade para ridicularizar desigualdades
Meme 'Privilégios? Eu mereci' é tema de fantasias de carnaval e reflete comportamentos ironizados na nova febre de grupos do Facebook. Imagem ilustrativa. Foto: Pinterest / Reprodução da galeria de fantasias para carnaval
"A troça [graça] é a maior arma de que nós podemos dispor e sempre que a pudermos empregar, é bom e é útil. Nada de violências, nem de barbaridades. Troça é simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo. O ridículo mata e mata sem sangue". O trecho escrito num artigo de 1922 pelo autor brasileiro Lima Barreto — defendendo o uso da ironia e do deboche para criticar perfis sociais dos quais discorda — se fez presente nos últimos meses em grupos do Facebook.
Em tom de sarcasmo e humor, mais de 70 mil pessoas se reúnem no 'Grupo onde fingimos ser empreendedores emocionados do LinkedIn' para fazer paródias de textos motivacionais da rede corporativa. A nova onda, que lembra um pouco as comunidades do Orkut, começou após as palavras "mindset", "networking", "brainstorming", "know-how", "coach" e outros jargões do mundo do trabalho virarem um prato cheio para a zoeira.
Em uma das publicações, um estudante compartilhou uma foto de um entregador de aplicativo fazendo entregas em meio a um alagamento de Belo Horizonte, Minas Gerais. Na legenda, ele aproveitou para usar um discurso popular do mundo do trabalho: "Quem quer arruma um jeito; quem não quer, dá desculpa. Mostrem isso aos seus funcionários quando eles reclamarem. A vida do #empreendedor no Brasil não é fácil".
Num caso parecido, uma mulher compartilhou uma foto de um idoso do México fazendo entregas a pé com a mochila de um app de comida. "Comece sua terça-feira com este exemplo de empreendedorismo: aos 74 anos, dono do próprio negócio, ele cortou gastos com combustível ou manutenção de bicicleta. Uma simples mudança no #mindset é capaz de cortar gastos e gerar saúde e produtividade para este #ceo que é fornecedor da Uber Eats", ironizou, usando as hashtags #licaodevida e #empreededorismoreal.
Discurso motivacional de pessoas que 'deram certo' por meio do nepotismo é constantemente criticado por membros do grupo. Foto: Reprodução / Facebook
A ironia não é feita à toa. Muitos creem que o vocabulário em inglês do mundo corporativo poderia ser substituído por expressões em português; para outros, os discursos de positividade e meritocracianem sempre correspondem à realidade e reduzem ao simplismo questões complexas da vida.
"Essa história de que a pessoa só depende dela para crescer muitas vezes não é verdadeira. Tanto é que somos um país com grandes desigualdades não só de recursos, mas também de oportunidades", afirma o criador do grupo, Claydson Vieira, de 30 anos. "Há casos de pessoas que vêm do zero e conquistam um bom status social, mas isso depende de vários fatores, não é algo simples como alguns vendem por aí."
'Patricinhas mimadas'
Outra febre é o 'Grupo Onde Fingimos Ser Patricinhas Mimadas Podre de Rica'. Nele, homens e mulheres imitam garotas perfiladas como ricas, consumistas, amantes da moda e acostumadas com o luxo. As postagens remetem a personagens com uma mentalidade servil, preconceituosa e egoísta, apelando para padrões físicos como a magreza, olhos claros, pele branca e cabelo loiro.
Em uma publicação recente, um rapaz usou o filme Parasita, vencedor do Oscar de Melhor Filme, para ironizar a riqueza. No longa, uma família pobre e desempregada vive num porão sujo e apertado da periferia de Seul, capital da Coreia do Sul. Por obra do acaso, um dos membros consegue um emprego na casa de uma família milionária e arma um plano para os pais e os irmãos se infiltrarem, como empregados, na vida luxuosa daquelas pessoas:
Diferenças entre a elite econômica e os pobres de Seul, Coreia do Sul, são usadas por jovens para ironizar ricos brasileiros. Foto: Reprodução / Facebook
Em outra postagem, um rapaz simulou uma jovem reclamando das férias de sua governanta. "Hoje tive que em dia falam tanto em empatia, mas cadê a empatia dos nossos serviçais? Viajo para a Suíça sábado e não vou ter ninguém para arrumar minhas malas, fazer minha comida e lavar minhas roupas. Esse mundo é realmente injusto."
Há também quem ironize os 'cospobres' — termo usado para definir ricos que fingem ser pobres — e brinque com o meme do 'Rei do Camarote', nascido após uma reportagem sobre Alexander Augusto de Almeida, um empresário que 'ostenta' carro, dinheiro, roupas de grife e bebidas caras nas casas noturnas de São Paulo. "Gente, uma pergunta básica: vocês gastam menos que R$ 50 mil na balada? Meu boy Alexander gasta muito mais que isso", brincou uma mulher.
Ele afirma isso com base no livro Os Chistes e suas Relações com o Inconsciente (1905), no qual Sigmund Freud analisa que as piadas permitem que o ser humano sinta o prazer de lidar com assuntos censurados pela sociedade ou pela própria pessoa, seja por vergonha, moralismo ou medo de represálias.
Esses temas 'proibidos' podem ser vários: lembranças de uma infância pobre, uma demissão injusta, crises com a sexualidade, uma adolescência marcada por humilhações etc. Assim, é a partir dessas memórias negativas da vida que o humor torna-se uma arma poderosa para atacar as diferenças que uma pessoa tem em relação a outra. Ele permite rebaixar, igualar e, dessa forma, gerar o riso sobre aquilo que um dia foi sinônimo de tristeza.
No grupo em que as pessoas fingem ser 'empreendedoras emocionadas' do LinkedIn, por exemplo, a exploração no mercado de trabalho abre precedente para discussões sobre o dia a dia em tom de deboche. Os internautas desabafam sobre assédios que sofrem no emprego, ridicularizam as exigências de alta produtividade e expressam revoltas com a vida profissional:
'Mistério' de empresas no anúncio de vagas virou motivo de chacota. Foto: Reprodução / Facebook
Além da ironia e do humor, desabafos sobre abusos no mercado de trabalho são constantes. Foto: Reprodução / Facebook
O mesmo ocorre no grupo das 'patricinhas mimadas'. O preconceito contra a pobreza e o constrangimento que pessoas pobres podem enfrentam em ambientes elitizados são alvos de chacota e de reflexão social ao mesmo tempo. Fora isso, as pessoas discutem sobre os 'hábitos de rico' que levam para a vida, despertando ora a raiva, ora o riso.
Arrogância, prepotência e egoísmo retratados no grupo são, segundo seus membros, reflexos da vida real. Foto: Facebook / Estadão
Constrangimentos frutos da classe social vão além das brincadeiras do grupo. Foto: Reprodução / Facebook
"É por meio das narrativas cômicas, as provocações e as sátiras sobre a realidade social que os internautas constroem a visão de mundo. Os memes são uma porta para eles interferirem e participarem do dia a dia", explica Calixto. "[Além disso], as interações nas redes sociais com potencial de narrar o cotidiano pelo humor permitem que as pessoas deem significado à realidade e, consequentemente, ocupem lugar no mundo."
VEJA TAMBÉM: como estão os memes 'clássicos' da internet hoje
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
1 | 38
Memes: Por onde andam?
Qual brasileiro não gosta de memes? Aquelas imagens (ou vídeos) simples, bizarras e divertidíssimas que não nos cansámos de rir. 'Fumo aqui, tomo um chá', 'Mamilos polêmicos', ou uma simples expressão: qualquer coisa pode viralizar na internet; selecionamos alguns dos memes mais clássicos que fizeram sucesso no mundo virtual (desde a 'pré-história' do mundo dos memes, em 2005) e mostramos para você como eles estão atualmente, e o que fizeram após o sucesso
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
2 | 38
Mamilos polêmicos
'Estamos aqui hoje para dizer um assunto muito polêmico: mamilos. Mamilos são muito polêmicos! Mamilos! Mamilos! Mamilos!'. Acredite se quiser, esse vídeo viralizou na internet e rendeu milhões de visualizações e inúmeros memes por volta de 2011
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
3 | 38
Mamilos polêmicos
Bruno Nicoletti chegou a ensaiar uma volta ao mundo da internet em 2016, quando lançou seu canal, o Apelidado Mamilos. Porém, até hoje, conta apenas com o vídeo de introdução; as brincadeiras com o vídeo de sucesso parecem continuar presentes na vida de Bruno: ao publicar uma foto sem camisa para mostrar uma tatuagem em seu Instagram, um de seus amigos brincou: 'Nossa, que mamilos polêmicos'; o jovem respondeu em bom humor: 'Versão 2016! :)'
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
4 | 38
Luiza, que está no Canadá
Durante a propaganda de um empreendimento imobiliário na região de João Pessoa (PB), um pai se reúne com filhos e esposa na sala de estar e diz a seguinte frase: 'É por isso que fiz questão de reunir toda a minha família, menos Luiza, que está no Canadá'. Foi o estopim para que a frase viralizasse na internet, afinal, para quem não conhecia quem era o homem em questão (caso da maioria dos brasileiros), a frase soou gratuita e desnecessária
Foto: Reprodução de peça publicitária / Execut Negócios Imobiliários
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
6 | 38
Para Nossa Alegria
Quem não se lembra de Jefferson Barbosa tocando violão e gritando: 'Para nooooossa alegriaaaa!', irritando sua mãe e fazendo sua irmã gargalhar? No ano de 2012, o vídeo dos irmãos atingiu milhões e milhões de visualizações e ficou conhecido por quase todos no Brasil
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
7 | 38
Para Nossa Alegria
Até os dias de hoje Suellen e Jefferson ainda repercutem por conta do viral, dando entrevistas para canais, fazendo publicidade e até fazendo pontas no cinema, como em 'Internet - O Filme', sempre entoando o clássico 'Para Nossa Alegria'; Em conversa com o E+, os irmãos revelaram planos de transformar a história de suas vidas em um filme; leia a entrevista completa aqui
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
8 | 38
Giovana do Forninho
Falando em parentes que viralizaram... Como esquecer o clássico 'Eita Giovana!' dito por sua prima Vanessa, que filmava a garota dançando pendurada em um forno micro-ondas? O forninho caiu, mas as visualizações subiram e tornaram a dupla um meme; até mesmo a cantora Ludmilla chegou a visitá-las para recriar a cena! Leia mais aqui
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
9 | 38
Giovana do Forninho
Em junho de 2017, Giovana participou de um 'Encontro de Memes' promovido pelo Google, e recebeu um presente inusitado - mas, ao mesmo tempo, previsível - um forninho! (Leia mais aqui); na foto, ela e sua irmã ao lado dos irmãos 'Para Nossa Alegria'
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
10 | 38
Chloe
Duas garotinhas são levadas por seus pais para um passeio de carro em direção à escola. No meio do caminho, porém, a mãe revela que trata-se de uma pegadinha, e, na verdade, a família inteira viajará à Disney! Ótimo, certo? Bem, nem tanto para Chloe, que fez exatamente essa cara ao saber da notícia. O vídeo logo viralizou e sua reação virou meme para as mais diversas ocasiões, nas mais variadas línguas
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
11 | 38
Chloe
Sua mãe posta vídeos de Chloe e sua irmã, Lily, com regularidade em um canal no YouTube que foi impulsionado pelo sucesso do meme; a garota recentemente esteve no Brasil; leia mais aqui
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
12 | 38
'Sou F***'
O grupo de funk Avassaladores já existia cinco anos antes de o clipe ‘Sou F***’ estourar, em 2011, atingindo milhões de visualizações. O hit chegou a ganhar o prêmio de Webhit do VMB, premiação da MTV.
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
13 | 38
'Sou F***'
Mc Vitinho, vocalista e protagonista do clipe, saiu do grupo em 2013 para tentar carreira solo. Hoje segue cantando em bailes funk, mas sem o mesmo brilho do passado. Os Avassaladores, porém, deixaram de existir poucos meses depois.
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
14 | 38
Ruth Lemos e o sanduíche-íche
'Elas precisam saber... saber... que até o sanduíche... íche... pode ter um valor nutr...tr...tr...tri... adequado...'. Foi nessa toada que a nutricionista deu uma entrevista ao 'Bom Dia Pernambuco', da Globo, em 2005. A confusão que fez com o retorno, que estava atrasado em seu ouvido, somada ao nervosismo, fez com que Ruth se tornasse num dos primeiros virais brasileiros da internet
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
15 | 38
Ruth Lemos e o sanduíche-íche
Aproveitando a carona da fama repentina, chegando a dar entrevista a diversos programas na TV, entre eles o de Jô Soares, lançou-se candidata a deputada estadual nas eleições de 2006. Atualmente, permanece exercendo sua profissão e morando em Recife (PE)
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
16 | 38
Tapa na Pantera
Quem não se lembra do vídeo que satirizava uma senhora usuária de maconha, com diversas frases bem-humoradas, como 'Eu fumo há 30 anos todos os dias e não estou viciada'? Diversos memes foram criados em 2006, quando o YouTube ainda engatinhava no País
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
17 | 38
Tapa na Pantera
A protagonista do curta era Maria Alice Vergueiro, atriz dona de uma extensa carreira no teatro, onde permanece até hoje; Em maio de 2017, recebeu um prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) durante cerimônia no Teatro Municipal
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
18 | 38
Aliens
Especialista em ufologia que era presença frequente no seriado 'Alienígenas do Passado', do History, o suíço de origem grega Giorgio Tsoukalos acabou gerando o clássico meme 'Aliens', usado quando os seres extraterrestres parecem ser a única explicação para determinado acontecimento
Foto: Meme baseado em cena de 'Alienígenas do Passado' / History
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
20 | 38
CHARLIE BIT MY FINGER
Em 2007, um britânico gravou seus dois filhos, Harry, 3, e Charlie, 1, respectivamente brincando. Harry põe o dedo inocentemente na boca do irmão que, com seus dentes de bebê, acabou exagerando na força. Harry logo se arrependeu e gritou 'Ouch Charlie! Charlie bit me and that really hurt!' (tradução: 'Ai Charlie! Charlie mordeu meu dedo e doeu muito!'). Como o vídeo era muito pesado para ser enviado por e-mail, o pai dos garotos resolveu postá-lo no YouTube para que os parentes pudessem ver, e, em seguida, deletá-lo. Ele só não esperava a proporção que isso tomaria...
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
21 | 38
CHARLIE BIT MY FINGER
Dez anos depois, o vídeo acumula quase 1 bilhão de visualizações. Os irmãos agora têm 11 e 13 anos e, embora ainda sejam lembrados por algumas pessoas, já não causam tanta euforia como antes. Ganharam mais dois irmãozinhos e agora possuem uma vida normal de adolescente. Seu pai afirmou em entrevista à rede britânica Caters TV que o vídeo já lhes rendeu mais de 1 milhão de libras esterlinas (mais de R$ 4 milhões)!
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
22 | 38
TACALE PAU, MARCOS!
As férias de Leandro Beninca e Marcos Martinelli na casa da avó nunca foram tão populares quanto no ano de 2014. Leandro filmou o primo descendo uma ladeira em seu carro de madeira e postou o vídeo na internet. O que chama mais atenção no vídeo é a narração de Leandro, que ficou conhecida no Brasil inteiro: ‘Tacale pau Marcos! Tacale pau nesse carrinho!’
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
23 | 38
TACALE PAU, MARCOS!
O vídeo viralizou e Leandro foi convidado para os mais diversos programas de auditório, teve músicas gravadas em sua homenagem e até virou tema de jogo para celular. A repercussão fez com que fosse convidado para narrar o vídeo de divulgação do Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil daquele ano. Hoje, após a fama ter ido embora, quase não é reconhecido pelas ruas e vive como um menino normal de 12 anos, que tem planos de ser veterinário quando crescer
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
24 | 38
Tulla Luana
Ao publicar um vídeo sobre uma suposta 'propaganda enganosa' do jogo 'Colheita Feliz', do finado Orkut, Tulla Luana acabou viralizando na internet em 2010; em dado momento, discutiu com a jornalista Rosana Hermann, gerando o meme 'Eu tô tremendo, Rosana!'
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
25 | 38
Tulla Luanna
Acredite se quiser, mas Tula se auto-proclamou 'Web diva' e segue fazendo vídeos até os dias de hoje, muitos dos quais com dezenas de minutos de duração apenas com ela falando sobre diversos assuntos; porém, nunca mais conseguiu alcançar o milhão de visualizações obtido em sua 'estreia' no mundo dos virais
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
26 | 38
Atropelado pela mula
Quando o jovem repórter Thiago Zogbi cobria uma 'corrida de mulas' na região de Taubaté, acabou se descuidando e ficando no caminho de uma delas. O vídeo de 15 segundos viralizou em 2006, e fez com que o jornalista fosse entrevistado até mesmo por Jô Soares
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
28 | 38
'What is the brother' - ou 'O ateísta é brother'
Ednaldo Pereira, cantor paraibano da cidade de Guarabira, conquistou a internet com seu estilo único por volta de 2007, quando seus videoclipes foram divulgados por todo o País. Um de seus maiores hits é ‘What is the brother’ (ou 'O ateísta é brother', como alguns preferem cantar errôneamente), que teve a chance de cantar no ‘Programa do Jô’; o vídeo viralizou e bateu mais de 1 milhão de visualizações
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
29 | 38
'What is the brother' - ou 'O ateísta é brother'
Ele continua com sua carreira artística, mas seus vídeos já não atraem a mesma atenção que seus clipes mais populares. Seu último clipe lançado, por exemplo, teve pouco mais de 24 mil visualizações. Atualmente ele usa seu canal no Youtube para manter contato com seus fãs, contando piadas e dedicando canções a seguidores
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
30 | 38
Por que você não amadurece?
Ao final de 2016, você provavelmente se deparou com o meme 'Por que você não amadurece?' ou 'Pirqui Vici Nim Imidirici' ao navegar no Facebook. O garotinho em questão foi interpretado por Miko Hughes, quando fez parte do seriado 'Três É Demais', sucesso entre 1990 e 1995.
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
31 | 38
Por que você não amadurece?
O ator seguiu na carreira da dramaturgia por algum tempo, sem grandes papéis de destaque novamente; no ano passado, ele ficou encantado com os brasileiros e o fato de ter virado meme no País, agradecendo aos fãs em suas redes sociais; leia mais aqui
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
32 | 38
Maisa
Apesar de ter surgido em 2007 no 'Programa do Raul Gil', a pequena Maisa começou a fazer sucesso para valer quando foi para o SBT apresentar programas infantis, como o 'Sábado Animado'; suas 'cortadas' nos espectadores, gafes e jeito espontâneo fizeram com que viralizasse na internet e frequentasse o 'Top 5' do 'CQC' por inúmeras ocasiões
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
33 | 38
Maisa
Anos depois, Maisa segue na TV como atriz e é presença frequente em programas da grade de Silvio Santos; durante uma participação no 'Jogo das Três Pistas', em 18 de junho, mostrou que segue afiada em suas 'patadas' e deu um show de respostas a brincadeiras de Silvio Santos e do apresentador Dudu Camargo; confira aqui
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
34 | 38
Mônica
Em diversas ocasiões, os criadores de memes recorrem ao mundo exterior à internet para inspirar as imagens bem-humoradas. Foi o caso deste gibizinho da 'Turma da Mônica', cuja capa rendeu o meme 'ata', usado quando as pessoas não estão lá muito interessadas, ou não acreditam muito no que está sendo dita por outra. A própria 'Mônica', filha de Maurício de Sousa que deu origem à personagem, decidiu reproduzir o meme e também mostrar ao mundo como ela está atualmente; confira aqui
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
35 | 38
Gretchen, a Rainha dos Memes
Nos últimos tempos, a cantora foi 'eleita' a rainha da internet, especialmente no Twitter, uma das redes sociais com maior quantidade de memes/m². A tendência começou entre a sua comunidade de fãs gays e logo contagiou boa parte dos internautas. Você pode se perguntar o que Gretchen está fazendo, mas certamente já viu algum meme envolvendo-a; recentemente, seus memes foram utilizados até por um professor em sala de aula; entenda como clicando aqui
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
36 | 38
Gretchen, a Rainha dos Memes
Porém, nem todos sabem por onde anda a rainha do rebolado. Atualmente, vive com a família na França. A ‘vida entediante’ do país europeu a fez criar um canal no Youtube para divulgar vídeos do seu cotidiano e para poder ter uma maior relação com seus fãs. Embora já tenha declarado que estava procurando emprego em solo francês e, mais recentemente, que tinha a intenção de cursar faculdade de jornalismo, a popularidade conquistada em 2016 parece ter feito Gretchen repensar seus planos de aposentadoria: ela já tem uma turnê de shows no Brasil para 2017
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook
Jovens ironizam 'falsos empreendedores' e 'patricinhas mimadas' em grupos do Facebook X
37 | 38
Inês Brasil
Inês surgiu para o mundo por volta de 2011, graças a um de seus vídeos tentando a inscrição para o programa 'BBB'; eram tantas bizarrices em uma pessoa só, em um só vídeo, que ela acabou viralizando e conquistando uma legião de fãs