Hospital doa livros infantis para pais com filhos na UTI neonatal

Redação - O Estado de S.Paulo

Proposta da instituição é fornecer meios para os pais desenvolverem laços com os bebês

A voz dos pais ao ler conforta os bebês

A voz dos pais ao ler conforta os bebês Foto: Pixabay/@AnnieSpratt

O ambiente de uma unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal pode ser bem desgastante para os pais que, por diversos motivos, não podem levar seus filhos para casa.

Foi pensando nessa situação que o hospital Magee-Womens da Universidade de Pittsburgh criou um programa para distribuir livros infantis gratuitos a cada família com um filho na UTI neonatal.

“Dar aos pais algo simples como um livro lhes dá um tempo em família que é muito importante. Isso lhes dá a função de serem pais novamente. Além disso, quando eles leem, os bebês podem ouvir sua voz e isso é muito importante para eles”, disse Suzy Guess, diretora da UTI neonatal do hospital, ao ABC News.

Ela contou que pensou no projeto quando viu um pai lendo para seu filho que estava dentro de uma incubadora. Pais que foram beneficiados pelo projeto agora ajudam a arrecadar doações de livros para o hospital.

Entre os que contaram com a ajuda da iniciativa está Brad Curran. Ele e a esposa possuem dois filhos que nasceram prematuros e, agora, precisam ficar por um tempo na unidade hospitalar.

“Você fica olhando para bebês ligados a monitores e tubos e isso é assustador. Ler para eles ajuda você a passar o tempo e é uma forma de criar laços com eles quando não há outros meios para isso”, falou Brad.

Os livros que são doados por pais de bebês que saíram da UTI neonatal ainda contam com um adesivo para lembrar os pais com bebês sob tratamento que seus filhos têm um futuro cheio de possibilidades pela frente.