Homossexuais britânicos se casam em igreja pela primeira vez na história do Reino Unido
Redação - O Estado de S. Paulo
29/09/2017, 15:09
Igreja escocesa alterou lei para permitir o matrimônio, realizado em 16 de setembro
Dois americanos já haviam se tornado os primeiros homossexuais casados em igreja no território do Reino Unido Foto: lillen / Pixabay
O primeiro casamento entre dois homossexuais britânicos celebrado em igreja na história do Reino Unido aconteceu há duas semanas, segundo informações do Daily Maile do The Times.
A cerimônia que uniu Peter Matthews e Alistair Dinnie ocorreu em 16 de setembro e abriu caminho para uma série de outros matrimônios homoafetivos realizados na mesma data. Os casamentos ocorreram na Igreja de São João em Edimburgo, na Escócia, administrada pela Igreja Episcopal da Escócia (SEC, sigla em inglês).
De acordo com oThe Guardian, em agosto, dois americanos, chamados Mark e Rick, já tinham se tornado o primeiro casal a celebrar matrimônio em igreja anglicana (também sob domínio da SEC) em solo do Reino Unido.
Em junho, autoridades da SEC decidiram remover um artigo da doutrina anglicana que definia o matrimônio como “comunhão entre um homem e uma mulher”. No lugar desse texto, instituíram trecho que afirma que um clérigo pode recusar presidir um casamento homoafetivo caso isso signifique agir contra a própria consciência.
A ação, pioneira na Igreja Anglicana, foi bem recebida por membros da instituição e militantes de direitos homoafetivos.
Veja também: países em que o casamento homoafetivo é legalizado
Homossexuais britânicos se casam em igreja pela primeira vez na história do Reino Unido
Homossexuais britânicos se casam em igreja pela primeira vez na história do Reino Unido X
26 | 28
México
Os casamentos homoafetivos são realizados somente na Cidade do México e nos estados de Quintana Roo, Coahuila, Chihuahua e Guerrero, porém são válidos e reconhecidos em todo o país
Homossexuais britânicos se casam em igreja pela primeira vez na história do Reino Unido
Homossexuais britânicos se casam em igreja pela primeira vez na história do Reino Unido X
27 | 28
Finlândia
A partir do dia 1º de março de 2017, o casamento homoafetivo passou a ser válido na Finlândia. A legalização já havia sido aprovada em dezembro de 2014 pelo parlamento do país, e assinada pelo presidente em fevereiro de 2015, mas somente então a lei entrou em vigor.