Gorila de três anos passa por cirurgia de catarata em zoológico

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

Poucos dias depois o local também teve uma ação para colocar um gesso no pé de um rinoceronte

A gorila Leslie passou por uma cirurgia de catarata no Zoológico Global de San Diego

A gorila Leslie passou por uma cirurgia de catarata no Zoológico Global de San Diego Foto: Ken Bohn / San Diego Zoo Global via AP

A gorila Leslie, de três anos de idade, passou por uma cirurgia de catarata no centro de medicina veterinária do Zoológico Global de San Diego, onde o animal vive nos Estados Unidos. O olho esquerdo da primata foi operado pelo cirurgião especializado Chris Heichel em 10 de dezembro. No entanto apenas nesta segunda-feira, 6, o estabelecimento tornou público o procedimento.

A expectativa média de vida de um gorila varia entre 30 e 40 anos, e, assim como em humanos, a doença costuma surgir nesses animais com idade mais avançada. Entretanto, Leslie tem apenas três anos de idade. De acordo com Los Angeles Times, o zoológico responsável por ela explicou que provavelmente a catarata surgiu a partir de algum ferimento no olho causado enquanto ela brincava.

Registro da cirurgia de catarta realizada no olho esquerdo da gorila Leslie, de três anos

Registro da cirurgia de catarta realizada no olho esquerdo da gorila Leslie, de três anos Foto: Ken Bohn / San Diego Zoo Gloval via AP

Menos de dois meses antes da cirurgia, no dia 26 de outubro, Leslie comemorou o seu terceiro aniversário, e teve uma festa especial no local que divide com outros gorilas.

Um rinoceronte com o dedo quebrado

Além da cirurgia de Leslie, o zoológico teve outra grande ação médica no mês de dezembro. No dia 19, quase 40 veterinários e especialistas em cuidado animal se reuniram para colocar um gesso no rinoceronte Maoto.

Maoto, um rinoceronte branco que pesa pouco mais de duas toneladas, estava com o dedo quebrado, e precisou substituir o gesso que já tinha no pé. O zoológico publicou um vídeo que mostra como o procedimento ocorreu, veja:

Com informações da AP

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais