‘Goethe-Institut’ oferece aulas experimentais gratuitas de alemão

Redação - O Estado de S.Paulo

Em evento que lembra reunificação da Alemanha neste sábado, visitantes também concorrem a viagens ao país

A queda do muro de Berlim, em 1989, marcou a reunificação da Alemanha.

A queda do muro de Berlim, em 1989, marcou a reunificação da Alemanha. Foto: Acervo Estadão

O Dia das Portas Abertas do Goethe-Institut será neste sábado, 29, com uma série de atrações, sorteios e gastronomia típica alemã. O evento faz parte das comemorações do 3 de outubro, Dia da Unificação Alemã. A festa em homenagem à cultura da Alemanha é aberta ao público e a entrada é gratuita. 

Os visitantes poderão participar de aulas experimentais de alemão, ministradas por professores do instituto, além das palestras Comunicação Intercultural entre Alemães e Brasileiros, com o professor Roberto de Carvalho, e A política cultural da Alemanha no exterior, com Paul Heonhardt, do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.

Quem gosta de gastronomia poderá provar comidas e bebidas típicas do país, como as famosas salsichas artesanais, currywurst, bretzel e os diversos tipos de cervejas. Também haverá um espaço para comida brasileira, mas vale à pena provar os pães, a salada de batata, o macarrão caseiro (conhecido como Spätzle) e o bolo de carne (Leberkäse).

Batata e salsicha são alimentos básicos da gastronomia alemã.

Batata e salsicha são alimentos básicos da gastronomia alemã. Foto: Pixabay/ RitaE

E para os amantes de música, DJ Holger Beier anima a pista do Goethe-Institut, a partir das 20h. Quem quer soltar a voz, poderá participar do karaokê, em alemão, claro.

Alunos e visitantes vão concorrer a uma viagem para a Alemanha e bolsas de estudo no Goethe-Institut de São Paulo. O Consulado Geral da Alemanha em São Paulo apoia a iniciativa. O Goethe-Institut fica na rua Lisboa, 974, em Pinheiros. Para mais informações, basta acessar o site.