PUBLICIDADE

Estudante apresenta TCC de Administração sobre 'Cavaleiros do Zodíaco'

Fã da série desde criança, Jonathan Julian surpreendeu os avaliadores com a proposta e obteve 9,5 de nota

Foto do author Ludimila Honorato
Por Ludimila Honorato
Atualização:
Oestudante Jonathan Julian, de 26 anos, relacionou os personagens de 'Cavaleiros do Zodíaco' com modelos de liderança. Foto: Jonathan Julian/Arquivo pessoal

O estudante de Administração Jonathan Julian, de 26 anos, apresentou na semana passada seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru. A análise, porém, foi fora do comum. Ele identificou perfis de liderança nos personagens de Cavaleiros do Zodíaco, anime japonês de que ele é fã desde a infância.

PUBLICIDADE

Com o título ‘Me dê seu líder, Pégasus: Um estudo dos perfis de liderança presentes nos Cavaleiros do Zodíaco’, o trabalho analisa nos personagens Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix os modelos de liderança do conceito chamado grade gerencial. O título também é uma referência à série, em que o protagonista Seiya de Pégasus tem como grito de guerra a frase ‘Me dê sua força, Pégasus’.

“No terceiro período do curso, o professor de metodologia disse que a gente deveria desenvolver um projeto em cima do que a gente gostasse, desde que tivesse relação com administração”, conta o estudante ao E+. Embora, no começo, ele não tivesse clara essa relação em mente, não pensou duas vezes em dizer qual era sua preferência. Segundo ele, o professor teve a mente aberta e gostou da ideia.

“Eu sabia que cada um tinha traços de personalidade diferentes, regidos por constelações, mas nunca tinha parado para pensar de forma científica”, diz. Ao longo da pesquisa, Jonathan foi analisando e entendendo as relações entre sua área e a série japonesa.

Ele conta que não precisou assistir a tudo de novo, porque não fazia muito tempo que tinha feito isso, mas viu alguns episódios e mangás da série para relembrar momentos marcantes. Todo o trabalho resultou na aprovação do estudante com 9,5 de nota.

Os avaliadores da banca, segundo ele, ficaram impressionados com a proposta. “Eles consideraram que a academia está muito fechada, focando apenas em estudos tradicionais como análise de cases. Estava precisando de uma renovação, e gostaram”, conta Jonathan.

Para o futuro, ele pretende seguir carreira acadêmica. Já está trabalhando em um artigo sobre o mesmo tema do TCC e quer ingressar no mestrado em busca de fazer uma análise similar.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.