Donald Trump acredita ter inventado o termo ‘fake news’

Redação - O Estado de S.Paulo

No entanto, a expressão existe desde o século 19, segundo dicionário

Em entrevista, Donald Trump tomou para si a criação do termo 'fake news', mas dicionário desmentiu o presidente dos Estados Unidos

Em entrevista, Donald Trump tomou para si a criação do termo 'fake news', mas dicionário desmentiu o presidente dos Estados Unidos Foto: Evan Vucci/AP

Em entrevista para a emissora cristã Trinity Broadcasting Network neste último domingo, 8, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump assumiu para si a criação do termo ‘fake news’, bastante utilizado por ele para designar as notícias que ele considera negativas sobre sua presidência.

Respondendo a uma pergunta sobre o que achava da cobertura da mídia norte-americana sobre o seu mandato, Trump soltou: “A mídia é realmente... acho que um dos grandes termos que eu inventei foi ‘fake [news]’”, disse. “Acredito que outras pessoas podem ter a utilizado ao longo dos anos, mas eu nunca percebi e isso é uma pena”, continuou.

O Merriam-Webster, principal dicionário de inglês norte-americano e bastante atuante nas redes sociais, foi atrás da origem do termo e descobriu que ele foi utilizado pela primeira vez no contexto político ainda no século 19 e desde então vem tomando diversas conotações.

Veja abaixo o trecho da entrevista de Trump (em inglês) e a resposta do dicionário.

VEJA TAMBÉM: Alguns dos momentos mais desconcertantes do mandato de Trump até agora.