Dia de Reis: Entenda a comemoração religiosa e curiosidades sobre a data

Camila Tuchlinski - O Estado de S.Paulo

Até 1967, o 6 de janeiro era considerado feriado nacional no Brasil

Folia de Reis teve origem em Portugal e, no Brasil, data era considerada feriado nacional até 1967.

Folia de Reis teve origem em Portugal e, no Brasil, data era considerada feriado nacional até 1967. Foto: Pixabay

Todo 6 de janeiro, Dia de Reis, aqueles que comemoram o Natal se preparam para desfazer a árvore, os presépios e os enfeites natalinos. Mas qual é a origem da data?

Epifania, ou Dia de Reis, como é conhecida a festa comemorada no dia 6 de janeiro pelos católicos, lembra quando os três reis magos, guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus. Eles traziam presentes para a criança, incenso, ouro e mirra.

A tradição surgiu no século 8 com Melchior (também chamado de Belchior), Gaspar e Baltazar. Ao contrário do que se pensa, os reis magos saíram de seus lugares de origem e não viajaram juntos para o encontro com o menino Jesus

Baltazar saiu de alguma região da África e levou mirra, uma espécie de arbusto de onde é extraída uma resina para o preparo de medicamentos.

Gaspar saiu da Índia e levou incenso para Jesus. O objeto é queimado há séculos para aromatizar ambientes, espantar insetos e representa a fé e espiritualidade.

Já Melchior partiu de algum lugar da Europa e levou ouro, que simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Ao contrário do que se pensa, os três reis magos viajaram separados, cada um saindo de seu local de origem, para encontrar o menino Jesus.

Ao contrário do que se pensa, os três reis magos viajaram separados, cada um saindo de seu local de origem, para encontrar o menino Jesus. Foto: Pixabay

A origem do Dia de Reis 

A Folia dos Reis, que começou em Portugal, termina um ciclo de festas que se inicia na noite de Natal, data em que os reis teriam recebido a mensagem do nascimento. A comemoração também é conhecida como Terno dos Reis ou Santos Reis.

Por todo o país, as pessoas costumam cantar pelas janelas ou de porta em porta. Quem ouve as canções normalmente convida as pessoas para entrar e degustar pequenas refeições como doces, salgados e tomar uma taça de vinho.

Comemoração de Dia de Reis no Brasil

A tradição veio com os portugueses e sua colonização. Os brasileiros realizam festas folclóricas diferentes, dependendo de cada região do País. 

Alguns grupos, compostos por mestre, contramestre, conhecedores sobre a festa e músicos, passam de casa em casa cantando versos e tocando instrumentos. Os moradores, em troca da cortesia, oferecem comida. 

Também há a presença dos três reis magos representados e de um palhaço, que anima a festa e protege o menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. 

Esculturas dos três reis magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Esculturas dos três reis magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, em Natal, no Rio Grande do Norte. Foto: Pixabay

O Bolo de Reis

O chamado Bolo de Reis, ou bolo-rei, é muito tradicional em Portugal. Os portugueses fazem a famosa guloseima, que contém frutas cristalizadas e um caroço de fava

Quem encontrar a fava, tem sorte no próximo ano e fica incumbido de levar o bolo para a família na próxima comemoração. 

Para celebrar o Dia de Reis, casas fazem versões portuguesa e francesa de doce típico.