Declaração Universal dos Direitos Humanos é adaptada para livro ilustrado

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

Obra conta com artes de mais de 60 artistas e todo o valor arrecadado com as vendas será destinado para ONGs brasileiras

Arte do livro 'Declaração Universal dos Direitos Humanos - Livro Ilustrado' sobre o parágrafo 1 do artigo 11

Arte do livro 'Declaração Universal dos Direitos Humanos - Livro Ilustrado' sobre o parágrafo 1 do artigo 11 Foto: Rafael Pimentel / Chiaroscuro Studios / Divulgação

A obra Declaração Universal dos Direitos Humanos - Livro Ilustrado tem a missão de deixar mais visual um dos documentos mais importantes e conhecidos do mundo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Já à venda, todo o valor arrecadado será doado para instituições e ONGs brasileiras.

O livro tem 120 páginas e 50 desenhos sobre a DUDH, produzidos por mais de 60 artistas do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Turquia. Entre eles estão quadrinistas conhecidos, com passagens pela Marvel e DC Comics, como Mike Deodato (Vingadores), Ivan Reis (Superman), Adriana Melo (Arlequina) e Robson Rocha (Aquaman).

Todos os 30 artigos e parágrafos originais da DUDH, elaborada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram adaptados para o livro, que possui textos em português e em inglês. O documento estabelece os direitos que todos os humanos possuem, e a necessidade de protegê-los.

Livro utiliza desenhos para mostrar conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Livro utiliza desenhos para mostrar conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos Foto: Alex Lins / Chiaroscuro Studios / Divulgação

A obra faz parte da coleção de anuários da Chiaroscuro Studios, e segundo um dos cofundadores da empresa tem objetivo de expandir o acesso ao conteúdo e à mensagem da DUDH.

Declaração Universal dos Direitos Humanos - Livro Ilustrado está disponível para compra no site de financiamento coletivo Catarse até 19 de outubro de 2020, tanto em versão impressa quanto PDF. Também é possível comprar rascunhos e artes originais.

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais