Criança autista motiva marca a criar boneco com sua condição

Redação - O Estado de S.Paulo

Hayan Geraghty é apaixonado por astronomia e ganhou o brinquedo inspirado em sua fantasia de astronauta

Boneco 'Finn Boy Doll' é uma miniatura do garoto, que sempre se veste de austronauta.

Boneco 'Finn Boy Doll' é uma miniatura do garoto, que sempre se veste de austronauta. Foto: Reprodução / Lottie Dolls

O britânico Hayden Geraghty, de 9 anos, é autista e motivou a empresa Lottie Dolls a criar o primeiro boneco com a sua condição. As informações são da BBC.

Tudo começou quando o garoto, com a ajuda da mãe, escreveu uma carta para o diretor da marca, Ian Harkin, questionando a falta de bonecos com autismo.

A mensagem sensibilizou o empresário, que se encontrou com o garoto em fevereiro de 2018, e lançou o brinquedo sete meses depois. "A infância deve ser um lugar inclusivo, de todas as crianças, independentemente de gênero, etnia ou habilidade", disse Harkin.

O que o garoto não esperava era que o boneco fosse uma miniatura sua. Hyden Geraghty é apaixonado por astronomia e gosta de usar uma réplica do macacão de Tim Peake, que foi enviado ao espaço em 2015.  "Os astronautas me ajudam a entender melhor o nosso planeta", afirmou o menino.

Sabendo disso, a Lottie Dolls fez o boneco de borracha inspirado na fantasia de Hyden. Além disso, acrescentou na caixa do produto um cachorro de plástico com uma bandana azul (sinalizando que ele é treinado para ajudar crianças autistas), fones de ouvido para a miniatura (para impedir grandes volumes de ruído) e óculos de sol (para proteger os olhos das luzes brilhantes).