PUBLICIDADE

Clipe de 'They Don't Care About Us' é atualizado com cenas de protestos antirracistas

'Grandes canções de protesto não podem ficar velhas, obsoletas ou irrelevantes porque a luta continua', disse o diretor Spike Lee

Foto do author Ludimila Honorato
Por Ludimila Honorato
Atualização:
Protestos em todo o mundo levam a mensagem 'Vidas Negras Importam'. Foto: Simbarashe Cha/The New York Times

Se estivesse vivo, Michael Jackson teria completado 62 anos de idade neste sábado, 29. Para celebrar a data, uma nova versão do clipe de They Don't Care About Us foi lançado, com a inclusão de cenas dos protestos antirracistas que se espalharam pelo mundo este ano. A produção é do diretor Spike Lee, que também dirigiu outros dois filmes da música.

PUBLICIDADE

O vídeo atual junta imagens dos clipes originais do cantor, um gravado no Brasil e outro em uma prisão, que são intercaladas com filmagens das manifestações contra o racismo. Mobilizações registradas nos Estados Unidos, África do Sul, Espanha, Finlândia, Itália e Brasil fazem parte da nova versão.

"Grandes canções de protesto não podem ficar velhas, obsoletas ou irrelevantes porque a luta continua. É por isso que They Don't Care About Us é o hino durante este mundo caótico e pandêmico onde todos estamos vivendo", disse Spike Lee. Segundo ele, o filme foi produzido para "continuar a luta por igualdade para todos".

Assista ao clipe abaixo:

Os protestos antirracistas e contrários à violência policial, principalmente aquela cometida contra negros, ganharam força este ano no mês de maio após a morte de George Floyd em Minneapolis, nos Estados Unidos. Ele era um homem negro que morreu após ser mantido imobilizado por um policial, que pressionou o joelho contra o pescoço de Floyd, impedindo-o de respirar.

Mais recentemente, uma nova onda de manifestações eclodiu depois que Jacob Blake levou sete tiros nas costas disparados pela polícia em Kenosha, no Wisconsin. Entenda aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.