CIA faz série de tuítes para explicar vibranium, de 'Pantera Negra'

Redação - O Estado de S.Paulo

Órgão do governo americano explorou as possibilidades do artefato na vida real

Vibranium é usado na roupa de Pantera Negra e em toda Wakanda.

Vibranium é usado na roupa de Pantera Negra e em toda Wakanda. Foto: Marvel Studios/Divulgação

A Agência Central de Inteligência (CIA na sigla em inglês) publicou uma série de tuítes para explicar aos seus seguidores que o material vibranium, de Pantera Negra, embora não exista, tem propriedades similares na vida real.

Tudo começou na noite do Oscar, quando o perfil do órgão no Twitter resolveu fazer algumas perguntas e explorar o quanto a tecnologia futurista de Wakanda está disponível para os oficiais de inteligência do mundo real de hoje.

Em uma pesquisa na rede social, o órgão americano questionou a veracidade do vibranium. Mais da metade (55%) dos respondentes disse que o material é ficção total, 8% acreditou ser um metal real e 20% escolheu a opção de que é baseado em materiais reais.

"O vibranium na roupa de Pantera Negra protege-o de danos cinéticos, e os tênis de vibranium são super silenciosos e incríveis amortecedores para pular. Isso seria ótimo para espiões, certo? Uma pena que vibranium não é real", escreveu a CIA.

"O metal mágico de Wakanda pode não existir, mas há materiais da vida real que possuem algumas qualidades semelhantes às do isótopo fictício", completou o órgão. Eles indicaram um link em que um especialista da agência dá detalhes mais técnicos sobre isso.