Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno
Redação - O Estado de S.Paulo
27/01/2018, 10:30
Carta foi escrita na Escócia e encontrada nos Estados Unidos
Garrafa encontrada na água (imagem ilustrativa) Foto: Pixabay
Uma história digna de cinema ocorreu com um casal da Flórida, nos Estados Unidos: Ruth e Lee Huenniger encontraram uma garrafa nas proximidades do mar, e repararam que nela havia um papel.
Nele, estava escrito: "Nós estamos aprendendo tuddo sobre piratas. Nós gostaríamos de ver o quão longe essa mensagem vai. Por favor, escreva e nos conte onde você encontrou a garrafa."
Havia também um endereço. O detalhe é que ele ficava na Escócia, do outro lado do oceano! "Classe 2/3, Escola Chapelpark , Rua Academy, Forfar, Angus, Escócia". Curiosamente, a palavra rua (em inglês, street) estava escrita de forma errada (steert).
De acordo com o jornal local Keys News, o casal resolveu responder: "Sua mensagem foi encontrada em Key Largo, Flórida, Estados Unidos, em 29 de setembro de 2017. Esperamos que tenha sido uma experiência divertida para sua classe". Apesar de a mensagem inicial ter sido enviada há alguns meses, a história só veio à tona na mídia na última quinta-feira, 25 de janeiro.
No mês seguinte, em 23 de outubro, veio a resposta - e a surpresa: uma mulher chamada Fiona Cargill enviou uma resposta, contando que já estava aposentada de suas funções há cerca de um ano e meio, e que a garrafa havia sido colocada no mar na décade de 1980!
"Esquecemos de colocar a data na carta, mas você tem que acreditar, essa garrafa foi colocada em sua jornada há mais de 30 anos. Os alunos que fizeram parte disso agora devem estar em seus 'trinta e poucos'", disse.
Tanto tempo depois, a forma como a carta chegou às mãos certas também foi curiosa: como a escola havia fechado há cerca de 10 anos, o carteiro resolveu entregá-la no local onde funcionava a nova escola da cidade. Os funcionários então foram atrás de informações e descobriram quem era a professora da turma em questão, encaminhando a carta a ela.
O canal escocês STV News entrou em contato com alguns alunos que escreveram a carta e descobriu o ano em que foi enviada: 1985.
"É maravilhoso que isso tenha sobrevivido tantos anos e tamanha distância. Estou certa de que, quando escrevemos esta carta há tantos anos, nós não esperávamos que ela chegaria até a Flórida", comentou Lynne Robertson, que hoje tem 39 anos. Ela ainda contou que as crianças se vestiram de piratas no dia do envio.
Ruth jogou a garrafa fora, mas guardou a carta. Confira o estado dela na foto abaixo:
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno X
1 | 8
'À Espera de Um Milagre... Que Veio'
Harrison Okene, cozinheiro nigeriano, estava a bordo de um navio que afundou. Os outros onze tripulantes morreram instantes após o acidente, mas ele conseguiu sobreviver graças a uma bolha de ar que formou-se no cômodo em que estava. Quase três dias depois, uma equipe de resgate conseguiu encontrá-lo, numa ação que foi completamente filmada; a expressão de Harrison ao ver a luz após quase 60 horas de pura escuridão, solidão e incertezas seria difícil de ser reproduzida até pelos melhores atores.
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno X
2 | 8
'Virada do Século'
Manchester United e Bayern de Munique entraram em campo no estádio do Barcelona para decidir o título de campeão europeu em 1999. Basler abriu o placar para os alemães no início do jogo, e o placar foi se consolidando ao longo da partida. Tudo parecia certo para o título do Bayern, quando Sheringham, já com o tempo regulamentar esgotado, empatou a partida, o que forçaria a ocorrência de prorrogação e pênaltis. Forçaria, porque no minuto seguinte, o dinamarquês Solskjær virou a partida de uma forma completamente histórica.
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno X
3 | 8
'Morte no estúdio'
Esta poderia render um filme de terror, mas infelizmente foi realidade: Brandon Lee seguia os passos do pai, Bruce Lee, e encaminhava uma carreira promissora no ramo da atuação. Aos 28 anos de idade, porém, durante as gravações do filme 'O Corvo', em 1993, um erro da produção fez com que uma bala de verdade estivesse dentro de uma arma. Ao invés de uma explosão cenográfica de festim, o ator Michael Massee acabou disparando o tiro fatal que tirou a vida de Brandon.
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno X
4 | 8
'A Esperança É A Última Que Morre'
Após a disputa do jogo de ida da semi final da Série C, derrota acachapante para o ABC-RN pelo placar de 4 x 0, que forçaria uma improvável vitória por cinco ou mais gols de diferença para chegar à grande final. Poucos torcedores foram ao estádio acreditando na classificação, mas em uma noite história, o atacante Fumagalli, um dos mais identificados com a torcida, fez três gols e liderou um histórico 6 x 0 da equipe campineira, garantindo a possibilidade de título para o clube.
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno X
5 | 8
'Heroi Improvável'
Apesar de ter nascido na Austrália, país que não tem tanta tradição em esportes de inverno e nunca havia obtido uma medalha de ouro na história do evento, Steven Bradbury era um dos grandes patinadores de gelo em seu país. Já próximo ao final de sua carreira, disputou as Olimpíadas de Inverno de 2002, longe de ser um dos favoritos. Steven foi eliminado em uma das primeiras etapas ao ficar em 3º quando apenas dois competidores avançavam, mas contou com a sorte: um oponente foi desclassificado e a vaga sobrou para o australiano. Na semi final, aproveitou-se da queda de alguns adversários e conseguiu chegar à grande final. Steven patinou sempre alguns metros atrás dos seus quatro concorrentes, e na última volta veio a surpresa: todos os concorrentes se embolaram e colidiram, caindo no chão e abrindo caminho livre para Bradbury conquistar o primeiro ouro australiano da história.
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno X
6 | 8
'A Última Curva'
Felipe Massa e Lewis Hamilton disputavam o título mundial de Fórmula 1 na última corrida do ano, em Interlagos, no Brasil. Para o brasileiro sagrar-se campeão, precisaria de uma combinação improvável de resultados: vencer a corrida e torcer para o inglês chegar no máximo em 6º, com um carro poderoso. Devido a uma chuva que começou a cair nas últimas voltas, Hamilton começou a última volta em quinto, posição que ainda lhe garantia o campeonato. Eis que surgia Sebastian Vettel, novato na categoria em sua primeira temporada, pilotando um carro inferior. Vettel ultrapassou Hamilton nos últimos instantes de prova, para festa da torcida brasileira. Quando tudo já parecia decidido, mais uma reviravolta: o alemão Timo Glock, que estava na quarta colocação, não conseguiu manter o ritmo e foi ultrapassado por Hamilton, que ficou em 5º para tristeza de Massa e dos brasileiros. O detalhe: a ultrapassagem ocorreu na penúltima curva da prova. Quanta emoção!
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno X
7 | 8
'A Reação'
A seleção de futebol do Mali seria a responsável por enfrentar Angola na abertura da Copa Africana de Nações de 2010, diante de um estádio completamente lotado em Luanda, na casa do adversário. Aos 30 minutos do segundo tempo, Angola vencia por 4 x 0, e alguns já esperavam por uma goleada maior. Dois minutos depois, os malineses diminuíram, mas aos 40, o placar ainda marcava 4 x 1. Foi quando os jogadores de Mali se lançaram completamente ao ataque e proporcionaram um dos finais de partida mais emocionantes da história, marcando três gols em sequência e empatando o jogo em 4 x 4.
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno
Casal responde mensagem jogada ao mar há 33 anos e recebe retorno X
8 | 8
'O Injustiçado'
Vanderlei Cordeiro de Lima realizava a prova da Maratona na Olimpíada de Atenas-2004. Liderando a corrida e com a possibilidade de ganhar um inédito ouro para o Brasil na modalidade, ele foi empurrado por um homem que invadiu o trajeto, derrubando-o e quebrando o ritmo de sua corrida. Vanderlei encontrou forças para voltar à corrida e ainda conquistou a medalha de bronze. Foi reconhecido com uma medalha especial, e anos depois foi o escolhido para acender a pira olímpica em seu país, na Olimpíada do Rio-2016.
Foto: Reprodução / YouTube
PUBLICIDADE
Newsletter
Assine nossa newsletter e saiba tudo sobre cultura pop
E-mail cadastrado
Logo você receberá os melhores conteúdos em seu e-mail.