Big John, o maior dinossauro triceratopes, será exibido em Paris antes de ser leiloado

Agências - AFP

O esqueleto, com cerca de oito metros de comprimento, tem três chifres na cabeça  - um no nariz e dois na testa -  e, por isso, o dinossauro é conhecido como triceratopes

O esqueleto de um triceratopes, um dinossauro com mais de 66 milhões de anos, apelidado de 'Big John', será leiloado na Drouot Auction House, estima-se que o seu valor seja de 1,5 milhões de euros.

O esqueleto de um triceratopes, um dinossauro com mais de 66 milhões de anos, apelidado de 'Big John', será leiloado na Drouot Auction House, estima-se que o seu valor seja de 1,5 milhões de euros. Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

 

PARIS, FRANÇA - O esqueleto do maior dinossauro triceratopes conhecido até o momento, Big John, estará em exibição em Paris antes de seu leilão em outubro, informou a casa de leilões nesta terça-feira, 31.

O esqueleto, com cerca de oito metros de comprimento, tem três chifres na cabeça  - um no nariz e dois na testa -  e, por isso, o dinossauro é conhecido como triceratopes.

Big John tem cerca de 66 milhões de anos e será exposto a partir do dia 18 de outubro na Drouot, a conhecida casa de leilões parisiense, pela firma Giquello, até a sua venda no dia 21.

 

O gigantesco crânio tem dois metros de largura e a estrutura tem cerca de 200 ossos, que na terça-feira já estavam sendo montados em Drouot.

O gigantesco crânio tem dois metros de largura e a estrutura tem cerca de 200 ossos, que na terça-feira já estavam sendo montados em Drouot. Foto: AP Photo/Lewis Joly

 

O preço estimado está entre 1,2 e 1,5 milhões de euros (entre 1,4 e 1,8 milhões de dólares), embora no passado os leilões deste tipo de dinossauros se mostraram muito imprevisíveis.

Há uma dezena de potenciais compradores, explicou Alexandre Giquello.

 

Big John tem cerca de 66 milhões de anos e será exposto a partir do dia 18 de outubro na Drouot, a conhecida casa de leilões parisiense.

Big John tem cerca de 66 milhões de anos e será exposto a partir do dia 18 de outubro na Drouot, a conhecida casa de leilões parisiense. Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

 

O gigantesco crânio tem dois metros de largura e a estrutura tem cerca de 200 ossos, que na terça-feira já estavam sendo montados em Drouot.

Big John está 60% completo e sua cabeça está 75%. Foi descoberto em 2014 na Dakota do Sul pelo geólogo americano Walter W. Stein Bill e restaurado na cidade italiana de Trieste.

 

Big John foi descoberto em 2014 na Dakota do Sul pelo geólogo americano Walter W. Stein Bill e restaurado na cidade italiana de Trieste. 

Big John foi descoberto em 2014 na Dakota do Sul pelo geólogo americano Walter W. Stein Bill e restaurado na cidade italiana de Trieste.  Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

 

Em outubro do ano passado, um esqueleto incomum de um alossauro, um dos mais antigos dinossauros conhecidos, foi vendido por mais de 3 milhões de euros (cerca de 3,5 milhões de dólares).