Biblioteca de São Paulo promove Oficina de HQs de personagens femininas

Redação - O Estado de S.Paulo

Serão três encontros presenciais em setembro, abordando a cultura da mulher nos quadrinhos

A Biblioteca São Paulo, na Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 - Estação Carandiru do Metrô - Linha Azul.

A Biblioteca São Paulo, na Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 - Estação Carandiru do Metrô - Linha Azul. Foto: Biblioteca São Paulo

A Biblioteca de São Paulo, na Zona Norte de São Paulo, abriu as inscrições para a oficina A Construção da Personagem Feminina nas HQs (Histórias em Quadrinhos). As aulas serão presenciais, realizadas nos dias 21, 22 e 23 de setembro, das 14h às 16h. 

A carga horária total dos três encontros será de 6 horas. Quem ministra as aulas é Aline Zouvi, que trabalha com quadrinhos, ilustração e cartuns. A professora é mestra em obras autobiográficas da quadrinista Alison Bechdel, quadrinista americana vencedora de importantes prêmios e notoriedade internacional. 

Os participantes do workshop receberão uma introdução teórica à forma como a personagem feminina tem sido representada nos quadrinhos ocidentais e que tipo de mudanças essa representação tem se manifestado. 

Os alunos também irão produzir uma tira ou página de quadrinhos de acordo com o tema. O objetivo é ensinar os avanços da HQ contemporânea e a representação feminina na cultura dos quadrinhos.

A oficina é indicada para pessoas a partir de 16 anos e as inscrições podem ser feitas pelo site oficial da Biblioteca de São Paulo. As vagas são limitadas.