Babuíno ‘imita’ cena de ‘Rei Leão’ ao carregar filhote; veja

João Pedro Malar* - O Estado de S.Paulo

A situação ocorreu em um parque nacional na África do Sul, e não se sabe qual foi o destino do filhote

Momento em que babuíno salva filhote de leão gerou comparações com cena inicial de 'Rei Leão'

Momento em que babuíno salva filhote de leão gerou comparações com cena inicial de 'Rei Leão' Foto: Facebook / @kurtsafari I Disney / Reprodução

Uma cena no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, gerou comparações com o filme Rei Leão. Tudo começou quando um babuíno salvou um filhote de leão que estava sendo ameaçado por um grupo de babuínos, tratando o pequeno como sua cria.

O guia de safari Kurt Schultz foi quem registrou o acontecimento, no sábado, 1. Em sua página no Facebook, ele comentou que tinha uma reunião no parque e, enquanto aguardava o começo da mesma, decidiu circular pelo local e tirar algumas fotos.

Foi quando encontrou um grupo de babuínos que pareciam agitados, e de repente um deles se afastou e começou a escalar uma árvore. Neste momento o guia percebeu que o animal, que era um jovem macho, carregava um filhote de leão.

“Provavelmente no começo do dia os babuínos desceram das árvores para procurar por comida, e encontraram o filhote de leão escondido”, comentou Schultz. O que mais surpreendeu o guia foi o fato do babuíno tratar o filhote como se fosse da própria espécie, o protegendo e fazendo carinho no leão.

Apesar do momento ter gerado comparações com uma cena que ocorre no começo de Rei Leão em que um babuíno, Rafiki, ergue Simba, um leão recém-nascido, na vida real o final pode não ser tão feliz. “Eu presumo que o filhote não sobreviverá até o fim do dia, seja por brigas entre babuínos para pegar o leão e comê-lo ou apenas pela força do babuíno andando com o filhote ou pelo calor do dia”, comentou Schultz.

Apesar do babuíno ter salvo o filhote, as chances de sobrevivência do leão são pequenas

Apesar do babuíno ter salvo o filhote, as chances de sobrevivência do leão são pequenas Foto: Facebook / @kurtsafari

Até agora o filhote não foi visto novamente, mas o guia comentou, em uma publicação, que após três dias sem leite materno o pequeno leão não sobreviveria. Algumas pessoas levantaram até a possibilidade de o babuíno ter resgatado o animal apenas para comê-lo sozinho. “Depois de 20 anos como guia esta foi a primeira vez que eu vi um babuíno cuidando e criando um filhote de uma espécie predadora”, comentou o guia.

As regras do Parque Nacional Kruger proíbem a interferência de humanos em eventos normais da natureza. É comum que babuínos tentem matar filhotes de leão pois, ao se tornarem adultos, os leões viram predadores dos babuínos. 

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais