Aplicativo de idiomas ensina língua falada em ‘Star Trek’

Redação - O Estado de S.Paulo

Fãs da franquia e curiosos agora poderão aprender como falar klingon

O aplicativo de idiomas online Duolingo lançou um curso de klingon, língua falada na franquia de séries e filmes 'Star Trek'

O aplicativo de idiomas online Duolingo lançou um curso de klingon, língua falada na franquia de séries e filmes 'Star Trek' Foto: Elliott Marks/Paramount Pictures

O aplicativo de idiomas online Duolingo estreou na última quinta-feira, 15, um curso de klingon, uma das línguas faladas por personagens na série de televisão e filmes Star Trek. Após alguns anos sendo desenvolvida em um site beta do aplicativo, agora qualquer um pode aprender o idioma falado pelo tenente Worf, de A Nova Geração.

Em entrevista para o site Engadget, Michaela Kron, representante do Duolingo, explicou que a criação de um curso de klingon implicou em inovações tecnológicas para a plataforma que poderão ser utilizadas em cursos futuros. “Klingon usa apóstrofes no meio das palavras, uma coisa que o nosso sistema não conseguia identificar porque nenhum outro idioma que ensinamos tem isso”, explicou.

O klingon surgiu nos anos 1980, quando o linguista norte-americano Marc Okrand criou algumas frases para o filme Star Trek II: A Ira de Khan. Após o sucesso dos personagens, ele desenvolveu o idioma de forma completa, com vocabulário, tempos verbais e fonética para ser utilizado nas produções seguintes da franquia.

Ficou interessado? Clique no link para se inscrever no curso.