Aplicativo conecta pessoas que têm comida sobrando a quem precisa de alimento

- O Estado de S.Paulo

O 'Copia' já recuperou mais de 360 toneladas de comida que iriam para o lixo

O Copia quer diminuir o desperdício de alimentos.

O Copia quer diminuir o desperdício de alimentos. Foto: Reprodução/Facebook

O desperdício de comida é um problema mundial: Anualmente, calcula-se que a produção  de alimentos seja de quatro bilhões de toneladas, e cerca de 30% destes são jogados fora e nos Estados Unidos, país mais rico do mundo, isso não é diferente. Mas um grupo inventou uma aplicativo de celular para tentar diminuir esse desperdício, o Copia.

O app conecta usuários que têm alimentos sobrando a quem precisa de comida. Os usuários se cadastram, avisam quando têm essas sobras e um motorista vai até o local e retira os alimentos. Depois, ele leva para um dos locais disponíveis para receber a comida.

A ideia surgiu quando Komal Ahmad estava na faculdade, em Berkeley. Um morador de rua pediu a ela dinheiro para comer, então ela o convidou para almoçar e conversaram sobre os alimentos que a universidade desperdiçava. Alguns meses depois, Komal criou um programa de doação de alimentos do refeitório e, posteriormente, se juntou a alguns amigos para criar o Copia.

O aplicativo revela já ter recuperado mais de 360 toneladas de comida que iria para o lixo, alimentando 691 mil pessoas. Por enquanto, o Copia funciona em apenas oito cidades da Califórnia, EUA, mas o serviço deve ser expandido.