Animador digital transforma obras de arte em gifs

- O Estado de S.Paulo

Pinturas de artistas como Leonardo da Vinci, Salvador Dalí e Francisco Goya viram animações incríveis

Obras de arte clássicas ganham releitura moderna em gifs.

Obras de arte clássicas ganham releitura moderna em gifs. Foto: https://giphy.com/kiszkiloszki

O holandês Kajetan Obarski - ou Kiszkiloszki, como se identifica na internet - é especialista em transformar obras de arte clássicas em animações. Ele é animador digital há dez anos, mas só no ano passado resolveu publicar suas criações nas redes sociais.

"Eu apenas pego objetos, pinturas, fotos de domínio público e depois crio animações. Eu também faço minhas próprias fotos e trabalhos digitais para animar depois", disse ele ao Mashable.

Obarski trabalha como animador freelancer e, em seu tempo livre, ele faz os gifs. "Eu faço animações todos os dias. Se não é para os clientes, é para meu próprio prazer - e para promover meus trabalhos ao mesmo tempo. Eu tenho milhares de ideias prontas para virarem animações, apenas esperando eu ter tempo e a vida é muito curta", comentou Obarski.

Os gifs de maior sucesso de Obarski usam como base pinturas conhecidas de artistas como Leonardo Da Vinci, Salvador Dalí, Francisco Goya e Jean-François Millet. Questionado sobre a origem de suas ideias, ele diz não saber. "Do meu caderno de desenhos. Eu realmente não sei, não acho que há resposta para essa pergunta", disse.

O gif abaixo, por exemplo, transforma a pintura Plantadores de Batata, de Millet, num campo de golfe. As animações de Obarski podem levar de 5 a 30 horas para serem feitas. "Eu sempre sinto que posso fazer melhor, então não há nenhum gif favorito", contou.

 

Confira algumas das criações do animador: