A nova moda dos restaurantes no Japão é servir frango cru

Redação - O Estado de S.Paulo

O torisashi já era uma iguaria bem conhecida no sul do país asiático; entenda o perigo

A nova moda nos restaurantes de Tóquio é servir o torisashi, frango cru como um sashimi.

A nova moda nos restaurantes de Tóquio é servir o torisashi, frango cru como um sashimi. Foto: Instagram/@takaha4_

Todo mundo conhece e já deve ter visto o sashimi, tradicional prato japonês que consiste em finas fatias de peixe cru que são consumidas assim mesmo, sem cozinhar. Mas uma das modas que pegou nos restaurantes modernos no Japão neste ano se chama torisashi, que nada mais é do que o sashimi feito de peito de frango.

A iguaria, que já é consumida há muito tempo na cidade de Kagoshima, no sul do país, agora se tornou figura carimbada nos restaurantes de Tóquio. Ela tem duas versões, o torisashi que é o frango totalmente cru e o torisawa, em que o frango é selado por alguns segundos, mas cujo interior continua todo cru.

Essa nova moda já chamou a atenção das autoridades sanitárias japonesas, pois os frangos (e aviários em geral) carregam a bactéria da salmonela, que normalmente não afeta os bichos, mas que em humanos pode causar doenças sérias como a febre tifóide e infecções intestinais.

Os restaurantes alegam que trabalham com produtores locais para controlar os frangos que são utilizados para a iguaria, mas mesmo assim o risco de infecção é considerável.

VEJA TAMBÉM: Comidas que jamais deveriam ter sido inventadas.