Tradição que se renova

Da redação - O Estado de S. Paulo

Cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, recebe terceira edição de Semana Criativa

Casinha de som feita para encaixar caixinha de bluetooth

Casinha de som feita para encaixar caixinha de bluetooth Foto: Helena Leão

De 17 a 20 de outubro, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, recebe a terceira edição da Semana Criativa de Tiradentes. Com idealização da jornalista Simone Quintas, o evento anual tem o intuito de repensar o artesanato e o design, além de fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo dos artistas locais. Nas suas últimas duas edições, Tiradentes recebeu um público de mais de 11 mil visitantes, entre profissionais e interessados em design, arte e artesanato. 

Apresentar os saberes artesanais da região, mas sempre a partir de uma perspectiva atualizada, é um dos objetivos dos organizadores. Entre os trabalhos em destaque, está, por exemplo, uma casinha feita pelo marceneiro Valcir Barbosa, e revestida de couro pelo artesão Vasique Leôncio, sob a coordenação do designer Marcus Ferreira. Mais do que um simples adorno, a peça foi feita sob medida para encaixar uma caixinha de som bluetooth.

Outra peça em destaque, a cadeira A Cabideira, que leva a assinatura de Marcus Ferreira, Ana Vaz, Bel Lobo e Estevão Toledo, dispõe de espaço para guardar celular ou chaves e, por isso mesmo, foi pensada para ser deixada na entrada da casa. A marcenaria é de Cristina e Valcir Barbosa e o assento de couro, costurado à mão, foi executado por Vasique Leôncio. 

Obra A Cabideira

Obra A Cabideira Foto: Helena Leão

Como em todos os anos, os encontros acontecerão em casarões e espaços localizados no centro histórico da cidade. Mais informações no site: www.semanacriativadetiradentes.com.br.