Terraço ganha bar retrô

Marcelo Lima - O Estado de São Paulo

A pedido de leitor do 'Casa', arquitetas do Studio AG projetam área externa para casa de veraneio

Sugestão das arquitetas, janela amplia as condições de luminosidade

Sugestão das arquitetas, janela amplia as condições de luminosidade Foto: Studio AG

Um bar com ares de passado, mas todas as comodidades atuais. É este o clima do terraço projetado pelo Studio AG para nosso leitor desfrutar de sua casa de praia junto aos amigos. E você tem também dúvidas de como decorar? Escreva para meuprojetonocasa@estadao.com.

PERGUNTA

Bom Dia! Gostaria de montar um espaço gourmet no terraço de minha casa de praia, com características de um bar, tipo boteco. O espaço é totalmente aberto, com pé direito de 3 m e forro de gesso. Não tem portas ou janelas, com exceção da esquadria de acesso da casa para o terraço. Obrigado.

As arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, do Studio AG

As arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, do Studio AG Foto: Ruy Teixeira

A planta do terraço projeatdo pelo Studio AG

A planta do terraço projeatdo pelo Studio AG Foto: Studio AG

RESPOSTA

Olá, Tony. Ficamos felizes em poder te ajudar neste projeto. O primeiro passo foi criar uma parede para abrigar todos os itens da parte funcional do ambiente, tais como churrasqueira, cooktop, coifa, pia, cervejeira. Para manter a claridade do terraço e dos interiores da casa, pensamos em abrir uma grande janela nessa parede. E para destacar o bar, locamos algumas prateleiras fixadas por um suporte vertical, que vai da bancada ao teto. P<MC0>ara se encaixar melhor na planta existente, e demarcar bem este espaço, desenhamos ainda uma ilha, com banquetas altas e apoio para os pés. Ali, se desejar, você pode também instalar uma chopeira. Resolvemos criar um painel de madeira para uniformizar todas as janelas e portas de acesso.  E, atendendo ao seu desejo de um espaço com ar de boteco, pensamos em usar elementos que remetessem a ideia mas que, ao mesmo tempo, fossem atemporais. Assim, para o piso, sugerimos ladrilho preto e branco e, como revestimento da parede que fica atrás da churrasqueira, tijolinhos brancos de cerâmica. Como mobiliário, sugerimos um banco que atravessa quase toda extensão do terraço, servindo de apoio à mesa. Para compor o estar, pensamos em um sofá com base de madeira, bem descontraído e, ao invés das tradicionais poltronas, optamos por um balanço para manter o clima despojado. Por fim, personalize seu espaço com objetos como plaquinhas, quadros e almofadas.

A área de estar com terraço que atravessa quase toda a extensão do terraço

A área de estar com terraço que atravessa quase toda a extensão do terraço Foto: Studio AG