Semana Criativa de Tiradentes ganha versão online

Marcelo Lima - O Estado de São Paulo

Um dos principais eventos voltados para a valorização do design e do artesanato brasileiros, festival ocorre este mês, pela primeira vez, em formato 100% digital

Uma das palestras ao ar livre na edição 2019 da Semana Criativa de Tiradentes

Uma das palestras ao ar livre na edição 2019 da Semana Criativa de Tiradentes Foto: Mariana Retorre

Um dos principais eventos do país voltados para a valorização do design e do artesanato brasileiros, a Semana Criativa de Tiradentes, SCT, ocorre, este mês, pela primeira vez, em versão 100% online, de 15, quinta-feira, a 18, domingo, das 10 às 21hs. Segundo os organizadores, embora a aguardada visita à cidade, que há quatro edições inspira e serve de locação para o evento, tenha sido cancelada em função da pandemia de covid-19, tudo será feito para reproduzir, ainda que no ambiente virtual, a sensação de se estar em Tiradentes. Até mesmo um tour pelas ruas da cidade histórica integra a programação. 

Já a aguardada cerimônia de abertura, com um show do consagrado cantor e compositor mineiro, Lô Borges, será transmitida diretamente e terá acesso franqueado a todos os interessados. Novidade desta edição, a série de mini documentários “Artesão das Vertentes”, com as histórias de artesãos de Prados, Nazareno e Tiradentes, também será exibida no canal da mostra no You Tube. 

Luminárias Maria, lançadas na útima edição da Semana Criativa de Tiradentes

Luminárias Maria, lançadas na útima edição da Semana Criativa de Tiradentes Foto: Caca Bratke

Outra iniciativa, que promete dar visibilidade para a produção dos artesãos locais, é a Mercado, que vai colocar à venda peças idealizadas em todas as edições da Semana Criativa de Tiradentes, nas lojas Breton Casa e Do Edu Store. A agenda dos 4 dias de festival traz ainda palestras e rodas de conversas com o estilista Ronaldo Fraga, o especialista em marketing, Carlos Ferreirinha, Marcia Souto, da Fenearte - a maior feira de artesanato da América Latina - e o designer Marcelo Rosenbaum, entre outros.

Para acessar o evento, o passaporte pode ser comprado na Eventbrite e custa R$ 70. Após a compra, a programação poderá ser acessada no aplicativo da Semana Criativa de Tiradentes. Aberta aos interessados, a abertura ao vivo pelo canal da SCT no YouTube, ocorre às 20h do dia 15, quinta-feira.

Artesanatos locais em plena ação na Semana Criativa de Tiradentes 

Artesanatos locais em plena ação na Semana Criativa de Tiradentes  Foto: Mariana Retorre