Respiro da vida urbana

Roberta Cardoso - O Estado de S.Paulo

Projeto priorizou tons neutros e materiais com aparência rústica

Living e cozinha projetados pelo arquiteto Gabriel de Lucca, do escritório GDL.

Living e cozinha projetados pelo arquiteto Gabriel de Lucca, do escritório GDL. Foto: Fran Parente

Frescor, funcionalidade e leveza na decoração. Estes eram os anseios do casal de médicos que chamou o arquiteto Gabriel de Lucca, do escritório GDL, para fazer o projeto de interiores de seu primeiro apartamento, um imóvel de 60 m² localizado na Vila Guarani, em São Paulo. “Os dois moravam em casas grandes e estavam mudando para um espaço menor. Além disso, eles têm uma vida muito agitada no trabalho. Então, as principais necessidades eram a de um aproveitamento eficiente dos ambientes e uma espécie de contraponto, de respiro, da vida urbana”, explica o profissional.

VEJA FOTOS DO PROJETO

Fran Parente
Ver Galeria 10

10 imagens

Com poucas intervenções na planta, foi possível não só atender aos desejos dos moradores, mas também incluir outras demandas, como a ampliação da cozinha, que ganhou uma ilha que também funciona como mesa de refeições. “Ela (cozinha) era pequena. Por isso a marcenaria é sob medida. Também abri espaço para uma ilha, já que o morador gosta de preparar pães, o que exigia espaço”, diz.

O uso de uma base neutra, onde o branco predomina, contrasta com o tom do piso laminado, dos objetos de madeira e da marcenaria planejada. “São elementos simples, mas atemporais e sofisticados e com escolhas de custo acessível”, finaliza.