Redecore a sua casa sem sair dela

Ana Lourenço - O Estado de S. Paulo

Aproveite o tempo livre para dar uma mudada na sua decoração interna

Adicionar almofadas e tapetes também podem ser toques importantes para a mudança do visual

Adicionar almofadas e tapetes também podem ser toques importantes para a mudança do visual Foto: Pinterest/Shakemyblog

Mudanças dificilmente são fáceis, mas às vezes são necessárias. Como por exemplo a recomendação do governo de ficar em casa durante a pandemia do coronavírus para evitar a propagação da doença covid-19

Porém, permanecer em um mesmo ambiente 24 horas por dia, sete dias por semana, pode ser um tanto quanto monótono. Assim, para te ajudar a dar uma cara nova no visual da sua casa, sem nem precisar sair dela, separamos sete dicas para você mudar os ambientes e ter a sensação de casa renovada.

Mudança

Se possível, troque de lugares todos os móveis e objetos decorativos do seu ambiente. Coloque o sofá do outro lado da sala, a estante encostada em outra parede e a cama com face para o lado oposto. A simples mudança de lugar já garante uma cara nova para a sua casa.

Claro que existem coisas que serão destinadas ao lixo. Mas, sempre que possível, doe roupas e acessórios

Claro que existem coisas que serão destinadas ao lixo. Mas, sempre que possível, doe roupas e acessórios Foto: Pinterest/OSegredo

Desapego

Não adianta nada querer uma nova decoração se os objetos velhos e sem sentido ainda estiverem ocupando lugar. Separe um tempo para, antes de começar a organizar, livrar-se de tudo que não seja mais funcional, prático ou tenha valor sentimental para você. Abrir espaço na casa antes de mais nada ajuda a renovar a energia do ambiente.

Quadros, fotos, desenhos e esculturas; escolha os seus favoritos para decorar sua parede

Quadros, fotos, desenhos e esculturas; escolha os seus favoritos para decorar sua parede Foto: Pinterest/Anthropologie

Exposição de arte

Que tal misturar quadros, fotos e objetos em uma mesma parede? A ideia de um gallery wall é basicamente uma parede sem regras, onde a criatividade se alonga por diferentes quadros de todas as formas e cores, com peças dispostas do piso ao teto. Caso você não disponha de tantos objetos para preencher toda a parede, mantenha uma distância de 3 a 10 cm entre os quadros e leve em consideração que o foco visual será na altura dos olhos de uma pessoa de cerca de 1,70m.

Garrafas PET se transformam em porta-lápis

Garrafas PET se transformam em porta-lápis Foto: Pinterest/Tvartesanato

Novo olhar

Garrafas que viram vasos ou caixotes de madeira que se tornam suportes para hortas. Além de garantir um visual super original para a decoração, utilizar os objetos de forma atípica pode ser sustentável e uma ótima maneira de exercer a imaginação.

Projeto do arquiteto Antonio Armando Araújo

Projeto do arquiteto Antonio Armando Araújo Foto: Evelyn Müller

 Acessórios

Transforme objetos que você já tem em casa em decoração. Isso vale desde desenhos do seu filho nas paredes até objetos pessoais, em locações inesperadas, como uma bicicleta pendurada no quarto para um ar mais despojado ou um violão na parede para deixar o ambiente com a sua cara. 

Combinação com plantas, livros e objetos decorativos embelezam a estante

Combinação com plantas, livros e objetos decorativos embelezam a estante Foto: Pinterest/ApartmentTherapy

Mude o foco

Coloque em evidência aquilo que estava escondido. Ou seja, se a prateleira está cheia de livros, mude para uma mistura com objetos decorativos ou somente algumas plantas espalhadas. Um simples detalhe pode fazer toda a diferença.

O cantinho instagramável pode servir como toda decoração do ambiente ou apenas ser o local para caprichar nas 'selfies'

O cantinho instagramável pode servir como toda decoração do ambiente ou apenas ser o local para caprichar nas 'selfies' Foto: Pinterest/UrbanOutfitters

Cantinho Instagram

Não vamos mentir: ficar em casa isolado faz com que os stories de instagram e as chamadas de vídeos sejam ainda mais tentadoras. Então que tal investir em um cantinho instagramável para fazer os seus vídeos? Vale colocar uma manta bonita na parede ou pendurar fotos e lembranças de viagens em um barbante na parede. Vale usar pregos ou fitas adesivas com boa aderência para prender as fotos. Luzes pisca-pisca dão um toque especial.