Ranking mundial aponta 12 destaques brasileiros de decoração, mobiliário e arquitetura

Priscila Mengue - O Estado de S.Paulo

Dentre os países, o Brasil fica em nono lugar no World Design Ranking

Estúdio Mula Preta é a marca brasileira mais bem colocada no Word Design Ranking

Estúdio Mula Preta é a marca brasileira mais bem colocada no Word Design Ranking Foto: Waldemir Filetti/Divulgação

O design brasileiro ficou em nono lugar no World Design Rankings, que contempla os países mais premiados nas últimas seis edições do A’Design Award, distinção italiana conferida anualmente a mais de 100 categorias de projetos. Ao todo, escritórios e designers brasileiros ganharam 102 prêmios entre 2010 e 2016. 

Entre elas, o País se destacou nos segmentos de móveis, objetos decorativos e interiores. Ao todo, escritórios e designers brasileiros ganharam 102 prêmios entre 2010 e 2016, com destaque para o estúdio Mula Preta Design, de Natal, que recebeu 14 condecorações, sendo 12 em mobiliário, uma em iluminação e uma em design para eletrônicos. Batizado em homenagem a uma canção de Luiz Gonzaga, o escritório foi fundado em 2012 pelo designer André Gurgel e pelo arquiteto Felipe Bezerra. “O nosso estilo é irreverente”, explicam os sócios, premiados em todas as últimas cinco edições da competição.

Outros destaques brasileiros foram a arquiteta Fernanda Marques, com 11 prêmios, e o designer e jornalista Marcelo Lopes, da Merchan Design. No âmbito mundial, os primeiros colocados são Estados Unidos, Turquia, China, Hong Kong e Itália.

Veja o ranking nacional abaixo: