Que tal cultivar uma trepadeira em casa?

Ana Lourenço - O Estado de S. Paulo

Conhecidas por revestir superfícies inteiras, plantas do tipo são ótima opção para encher a casa de verde

Terraço com trepadeiras planejado pelo escritório de arquitetura Estúdio Cipó

Terraço com trepadeiras planejado pelo escritório de arquitetura Estúdio Cipó Foto: Estúdio 360

Para quem gosta de uma pegada bem urban jungle na casa, nada melhor do que investir em trepadeiras dentro e fora de casa. Graças a seus caules finos e flexíveis, elas se adaptam  a quase todas as superfícies verticais. Onde se sustentam de forma harmoniosa, desde que encontrem condições favoráveis de fixação. 

“É  preferível evitar muros lisos. Também é importante observar que a grande maioria das trepadeiras precisa ser conduzida, com fio de nylon ou cabo de aço, para que ela vá se enrolando e subindo pela estrutura em direção ao sol”, explica a paisagista Catê Poli

 

 

Confira inspirações de projetos com trepadeiras: 

Pinterest/Acasadelas
Ver Galeria 10

10 imagens

Por fim, além de iluminação adequada e solo fértil, é preciso considerar as particularidades de cada espécie de trepadeira. “O descuido pode fazer com que a trepadeira passe a manifestar um crescimento irregular e se torne uma inimiga. Por isso, é importante ter paciência e respeitar suas características”, aponta Catê. 

Para se inspirar, conheça algumas das principais espécies:

Sapatinho de Judia

Sapatinho de judia

Sapatinho de judia Foto: Pinterest/Adriano Gronard

É uma trepadeira de crescimento rápido. Bastante tropical, gosta de calor e umidade e pode ser utilizada em locais altos, afinal cresce em forma de cortina.

Congeia

Congeia

Congeia Foto: Pinterest/Ana Paula Farago

De crescimento médio, mas fácil de manter, a Congeia chama atenção por sua enorme quantidade de flores, principalmente no tom rosa. Ela tolera bem as podas de contenção e lida bem com climas quentes.

Bougainville

Bougainville

Bougainville Foto: Pinterest/Meu lar minha paz

Também conhecida como Primavera,  é uma trepadeira com florescimento abundante. Ela necessita de muito sol e espaço para a raiz crescer. A espécie também precisa de pouca rega e pouco adubo para se fortalecer.

Jasmim Estrela

Jasmim Estrela

Jasmim Estrela Foto: Pinterest/Etsy

São várias as espécies de jasmins que podem ser utilizados como trepadeira, mas a Jasmim Estrela é a mais comum. Como gosta muito de ambientes ensolarados, ela é boa para ser usada em muros, portões e pergolados.