Paisagem da Baía de Todos os Santos inspira interiores de apartamento

Marcelo Lima - O Estado de S.Paulo

Projeto de decoração incorpora vista privilegiada aos seus interiores

Equipada com esquadrias retráteis, fachada ajuda a controlar iluminação natural, uma vez que o apartamento se abre para o poente. Ao fundo, a Baía de Todos os Santos.

Equipada com esquadrias retráteis, fachada ajuda a controlar iluminação natural, uma vez que o apartamento se abre para o poente. Ao fundo, a Baía de Todos os Santos. Foto: Xico Diniz

A paisagem mágica da Baía de Todos os Santos pode ser avistada de qualquer ponto deste apartamento de 55 m², localizado no Condomínio Cloc Marina, em Salvador. Como antes do início das obras todos os ambientes já se encontravam mais ou menos integrados, os arquitetos Naissa Vieiralves e Roberto Leal Neto, do escritório local NR Arquitetura, puderam dedicar atenção à escolha criteriosa dos revestimentos, móveis e acessórios. Sem nunca perder de vista, claro, o objetivo primordial da reforma: proporcionar plena visualização da privilegiada localização do edifício.

 

Inspire-se neste projeto com vista privilegiada: 

Xico Diniz
Ver Galeria 8

8 imagens

Assim, logo na entrada, uma parede de tijolinhos de concreto coloca em destaque um remo de madeira utilizado pelo morador em suas atividades no mar. Já as paredes do lavabo, revestidas com cerâmica que reproduz tradicionais padrões portugueses inspirou a dupla de arquitetos a criar um canto verde com cerâmica marajoara e muitos vasos de plantas.

Fiel à proposta de um viver integrado, o estar exibe a poltrona Tarja, de Jader Almeida, que se harmoniza com o sofá retrátil de linhas retas, além da mesa lateral Jardim, também do designer catarinense. A cama, por sua vez, teve sua cabeceira de couro reconstituída e seu painel de fundo revestido com lâmina de madeira.

Para finalizar a composição, a varanda – área onde o azul do mar deveria não só predominar, mas, definitivamente, invadir o espaço – recebeu um dos móveis ícones do modernismo brasileiro: a poltrona Jangada, do designer Jean Gillon. Um toque de excelência, a altura de uma paisagem não menos especial.