Museu Nacional era símbolo da arquitetura no Rio; veja fotos
Projeto do arquiteto Manuel de Araújo, o prédio tinha mais de 13 mil m² e linha neoclássica de construção
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Por Redação
Atualização:
O incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro na noite deste domingo, 2, queimou não só o mais antigo centro de ciência do País, mas também um símbolo arquitetônico com 200 anos de história. O prédio tinha mais de 13 mil m² de área construída no Paço de São Cristóvão e era tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938.
Antes de ser museu, o edifício foi a casa da família real brasileira durante a monarquia. O projeto arquitetônico é atribuído ao arquiteto gaúcho Manuel Araújo Porto-Alegre e a última reforma, realizada em 2009, restaurou a cor amarela da fachada, característica do período imperial.
Confira 15 fotos para lembrar da arquitetura e dos interiores do Museu Nacional:
15 fotos para lembrar da arquitetura e dos interiores do Museu Nacional
1 / 1515 fotos para lembrar da arquitetura e dos interiores do Museu Nacional
MUSEU NACIONAL
Com 200 anos de história, o prédio doMuseu Nacional do Rio de Janeiro, que pegou fogo na noite deste domingo, 2,é considerado um marco arquitetônico d... Foto: Fabio Motta/EstadãoMais
IMPERATRIZ
Nos aposentos destinados à Imperatriz, predominavam tons mais claros. Na foto, o detalhe é da antesalade um dos quartos, repleta de pinturas e aplique... Foto: Museu Nacional do Rio de JaneiroMais
GABINETE
Os antigos aposentos de D. Pedro II se tornaram a área administrativa do museu no terceiro pavimento do prédio. À época, osquartos do imperadorforamco... Foto: Museu Nacional do Rio de JaneiroMais
ÁREAS EXTERNAS
O último projeto arquitetônico do local, que expôs o estilo neoclássico do prédio, é atribuído ao arquiteto gaúcho Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806... Foto: Alexandre Macieira/RioturMais
PORTAS
As portas originais na fachada do prédio foram mantidas com seguidas restaurações ao longo dos dois séculos de história. Foto: Ale Silva/FuturaPress
PINTURA NA FACHADA
A última reforma, que restaurou a fachada do Museu Nacional, em 2009, resgatou o tom amarelo ocre da época da nobreza. Antes, o prédio tinha a pintura... Foto: Wilton Junior/EstadãoMais
PÁTIO EXTERNO
Mesmo a área externa do Paço de São Cristóvão, onde está abrigado o museu, manteve elementos urbanísticos como os postes de iluminação do século 19. Foto: Fabio Motta/Estadão
VISTA AÉREA
De cima é possível ter noção da magnitude do espaço construído com mais de 13 mil m². O edifício era tombado desde1938 pelo IPHAN (Instituto do Patrim... Foto: Fabio Motta/EstadãoMais
ÁREA INTERNA
O museu foi a casa da Família Real Portuguesa nos últimos anos do Brasil Colônia e também depois da independência foi moradia dos imperadores D. Pedro... Foto: Alexandre Macieira/RioturMais
SALA DO TRONO
O espaço foi construídopara ser o 'templo'do imperador e ganhou pinturas doitaliano Mario Bragaldi nas paredes e no teto.Adecoração sugere a imagem de... Foto: UFRJMais
IMPERADOR
As referências a Dom Pedro II aparecem até mesmo nos detalhes da arquitetura interna. Diversos ritos e reuniões do imperador eram realizadas na sala d... Foto: Museu Nacional do Rio de JaneiroMais
SALA DOS EMBAIXADORES
No acesso à Sala do Trono, ficava a Sala do Corpo Diplomático, que ganhou pinturas especiais no teto representativas dos quatro continentes da época: ... Foto: Museu Nacional do Rio de JaneiroMais
TELHADO
Mesmo com reparos e restauraçõesfrequentes, museu também preservou a estrutura com telhado e estátuas na cobertura. Ao fundo, é possível ver o estádio... Foto: Fabio Motta/EstadãoMais
MOBILIÁRIO
Museu também tinha grande acervo de mobiliário da época como esta mesa e banco, que ficavam no Salão de Baile à época da monarquia Foto: Museu Nacional do Rio de Janeiro
OBJETOS DECORATIVOS
A figura de Dom Pedro II surge mais uma vez. Agora, em um dos vasos que ocupava a Sala do Trono. Foto: Museu Nacional do Rio de Janeiro
"Frente à perda do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, o IAB conclama a sociedade e as instituições preocupadas com a preservação da nossa cultura e da nossa memória a exigir da Presidência da República e do Congresso Nacional a imediata criação de um fundo permanente, gerido pelo IPHAN e pelo IBRAM, que garanta a manutenção dos museus nacionais e a preservação do nosso patrimônio cultural, independentemente dos interesses políticos de cada momento", reivindicou o presidente do instituto, Nivaldo Vieira, que assina o texto.