Meu projeto no 'Casa': Marcia Cooreman

Marcelo Lima - O Estado de São Paulo

A leitora Marcia Cooreman não estava satisfeita com a distribuição de salas proposta pela construtora de seu apartamento. Escreveu ao 'Casa' e teve seu projeto desenvolvido pelo arquiteto Diego Revollo

O arquiteto Diego Revollo

O arquiteto Diego Revollo Foto: divulgação

Nem sempre a solução proposta pela construtora é a mais indicada para o morador. Pensando no conforto de sua família, a leitora resolveu encaminhar as alterações necessárias na planta original. No que foi orientada pelo arquiteto Diego Revollo. Você também tem alguma dúvida de decoração? Mande sua solicitação para meuprojetonocasa@estadao.com.

PERGUNTA

Eu e meu marido compramos um apartamento de 380 m². Tenho dúvidas quanto à distribuição das salas. Penso em colocar a sala de TV logo na entrada e fazer uma salinha, tipo lounge, no espaço antes destinado a receber a TV. Não quero uma sala de TV pequena, não seria funcional para nossa família. O que me aconselha?

Marcia Cooreman,

São Paulo - SP

O layout proposto por Revollo

O layout proposto por Revollo Foto: Divulgação

RESPOSTA

Olá Marcia. A situação que você descreve é bem comum. Aqui no escritório já nos deparamos muito com essa questão. Penso que quem deve determinar o uso dos ambiente é você e sua família. Só vocês sabem o que mais gostam de fazer e como se sentem mais confortáveis, e não a construtora, que predefiniu os espaços. Logo, não há porque temer a mudança, se para você está claro que a TV funciona como atrativo maior para sua família, exigindo mais espaço do que na sala. Esteticamente, nenhum ambiente

precisa prevalecer. Ambos podem oferecer estilo, beleza e conforto.

Assim, projetei a sala de TV como ambiente principal, e um lounge, com dimensões menores, porém proporcionais, para a convivência. Na sala de TV, a principal peça é o sofá. O ideal é dispor de um modelo mais confortável, mais profundo e baixo que os convencionais. No caso, por uma peça em formato de “L”. No ambiente de estar, resolvi dispor as poltronas em círculo. Além de moderna, a disposição agrada a todos. Sobretudo combinada à uma mesa para proporcionar fácil acesso aos aperitivos.

Como cores, optei por uma base cinza, com piso, paredes e painel de marcenaria em grafite mais escuro. Para romper com a sobriedade, sugiro poltronas caramelo que se harmonizam bem com o verde da cortina. Espero que você goste e siga sua intuição. E que, depois, preencha os espaços com os objetos de que mais gosta. Aí sim meu projeto estará completo.

As salas na distribuiçao proposta pelo arquiteto

As salas na distribuiçao proposta pelo arquiteto Foto: Divulgação

A sala de estar com poltronas distribuídas em círculo

A sala de estar com poltronas distribuídas em círculo Foto: Divulgação