Lições de ‘Instant Hotel’ para você decorar sua casa

Felipe Goldenberg - Especial para o Estado

Reality show australiano mostra disputa entre casas de temporada, no estilo Airbnb

Galpão foi reformado e transformado em uma máquina do tempo

Galpão foi reformado e transformado em uma máquina do tempo Foto: Divulgação/Real State

Neste ano, a Netflix adicionou a seu catálogo brasileiro uma opção das boas para fãs de design (e algumas intrigas): o reality show Instant Hotel, que já tem duas temporadas. Inspirado em aplicativos de hospedagem, como Airbnb e TripAdvisor, o programa mostra donos de casas de férias competindo pelo título de melhor hospedagem da Austrália.

A cada episódio, um par recebe os outros competidores em casa e são avaliados individualmente. Depois, as pontuações são somadas à nota da jurada oficial do reality, a designer de interiores Juliet Ashworth, que avalia quatro critérios: casa; localização e atrações locais; custo-benefício; e noite de sono. Confira a seguir algumas das estadias que mais se destacaram.

Competição entre casas de aluguel está disponível para streaming na Netflix

Competição entre casas de aluguel está disponível para streaming na Netflix Foto: Divulgação/Netflix

Garagem retrô (Mark e Jannine)

O casal de Barossa Valley transformou um galpão antigo em uma espécie de máquina do tempo: o hotel é inspirado no estilo retrô dos Estados Unidos da década de 1950. São inúmeros quadros e pôsteres espalhados pelas paredes. Os móveis têm cores vivas e brilhantes e, os objetos, muitos deles itens de colecionador, fazem alusão a artistas da época, como Elvis Presley e Marilyn Monroe.

Divulgação/Real Estate
Ver Galeria 4

4 imagens

Margarita (Babe e Bondi)

Semi-finalistas da primeira temporada, mãe e filha decoraram o apartamento, que fica na bela Bondi Beach, em homenagem à bebida margarita. O estilo excêntrico até provocou críticas da jurada Juliet Ashworth, mas outros detalhes foram exaltados: o quintal grafitado e aconchegante, as ilustrações coloridas e a energia jovem e divertida da casa.

Reprodução/Netflix
Ver Galeria 7

7 imagens

Paz e amor (Terry e Anita)

Não é à toa que os vencedores da primeira temporada têm uma casa chamada “Zen em West End”. Eles mesclaram a rusticidade da madeira com o verde da natureza, além de apostar no boiserie (técnica francesa de moldura) e em cores chamativas em alguns pontos. O resultado é elegante e traz uma sensação de frescor e tranquilidade. Destaque para a charmosa iluminação da varanda.

Divulgação/Airbnb
Ver Galeria 5

5 imagens

Menos é mais (Debbie e Justin)

Esse apartamento, que fica na praia de Gold Coast, foi o grande vencedor da segunda temporada. Mãe e filho apostaram em um visual clean e minimalista, com poucas paredes e objetos em azul escuro. A casa inteira segue uma harmonia entre diferentes tonalidades de cor. A varanda, mesmo pequena, pode ser o grande destaque desde que seja acolhedora e bem cuidada.

Divulgação/Stayz
Ver Galeria 4

4 imagens

Formas e linhas étnicas (Samantha e James)

O jovem casal de Byron Bay tem uma casa gigantesca, com piscina e pátio incríveis. Aqui, você pode se inspirar nos pequenos detalhes da decoração: os destaques vão para os espelhos gigantescos que ficam sob o chão, o design étnico na sala e na cozinha e o charmoso dossel (armação sobre a cama, geralmente forrada por tecidos) na suíte master.

Divulgação/Stayz
Ver Galeria 6

6 imagens