Halloween: saiba como decorar sua casa para celebrar a data

Ana Lourenço - O Estado de S.Paulo

Para curtir o interior dos lares em grande estilo, decoração do Dia das Bruxas deste ano pede por ousadia e capricho

Uma estação para a comida é uma forma legal e prática de enfeitar a casa. Afinal, as cores e formas dos petiscos já fazem todo o trabalho

Uma estação para a comida é uma forma legal e prática de enfeitar a casa. Afinal, as cores e formas dos petiscos já fazem todo o trabalho Foto: Pinterest/Indulgy

Basta assistir uma série ou filme americano que se passe em outubro para perceber a forte presença do halloween nos Estados Unidos. Tanto que é considerado o maior feriado não cristão do país, além de ser o segundo feriado mais comercial do ano, só perdendo para o Natal. Apesar disso, sua origem é europeia. O termo halloween tem origem na expressão “All Hallow’s Eve”, sendo Hallow um antigo termo para designar santo e “Eve” traduzindo a palavra véspera, pois a festa é comemorada um dia antes do Dia de Todos os Santos.

A internet - especialmente o instagram - ajudou muito na popularização da data. “Especialmente nos últimos dois anos, a busca por cenários instagramáveis, específicos para tirar foto ou para interagir são bastante procurados”, conta a artista plástica Sabrina Neueblum da empresa de decoração Vivo Desejo

Entrada de um condomínio decorada pela empresa Vivo Desejo

Entrada de um condomínio decorada pela empresa Vivo Desejo Foto: Arquivo pessoal

De acordo com Sabrina, aqui no Brasil, onde ficou conhecido como Dia das Bruxas, a festa também vem ganhando espaço. E mesmo em tempos de coronavírus, as pessoas querem enfeitar a casa. “Antes da pandemia, as pessoas que faziam festas em casa não tinham essa preocupação. Pensavam: ‘já que eu vou ficar em casa, não vou gastar’. Agora, o pensamento é: ‘ já que eu não vou gastar fora, eu vou incrementar a minha decoração’”, conta ela.

Assustadoramente adoráveis

Para casas com crianças, invista em um cenário lúdico com cores vivas na decoração

Para casas com crianças, invista em um cenário lúdico com cores vivas na decoração Foto: Vivo Desejo

Para os adultos, a data é uma oportunidade de se fantasiar e se divertir com os amigos. Para as crianças, a festa dos doces. Conhecer os participantes do seu halloween é o primeiro passo para fazer uma decoração personalizada. Por exemplo, se o evento for voltado para crianças, ao invés de ter as coisas assustadoras, elas podem seguir uma linha de animação. “Aqui no Brasil, a gente não tem tanto a pegada do macabro, é sempre algo mais divertido”, explica Sabrina.

Para chamar ainda mais atenção da criançada, o segredo é ousar nas cores e guloseimas. Já para uma festa de adultos, invista em bebidas diferentes e uma decoração com base preta.

Teias de aranha servem como arranjo de mesa central que sustentam velas, caveiras e garrafas que imitam poções

Teias de aranha servem como arranjo de mesa central que sustentam velas, caveiras e garrafas que imitam poções Foto: Instagram/@liveitlikelisa

Dentro para fora

Com o isolamento social, aproveitamos cada vez mais o nosso lar. Por isso mesmo, é interessante que a sua decoração seja perto da área de convivência. Seja separar um cantinho para decorar ou criar um cenário impactante em torno de todo o ambiente do living, a escolha vai de cada um.

“Fomos estendendo as decorações e os arranjos das entradas da casa para o hall e para dentro da casa”, conta Sabrina sobre uma cliente que a princípio só iria fazer uma decoração fora da residência, mas ao ser indagada pelo filho sobre o interior, mudou de opinião. “Para quê decorar fora, se só ficamos dentro de casa agora?”.

Caso não queira sobrecarregar demais os ambientes com as cores fortes de halloween, use o branco para suavizar.

Colocar objetos pontuais da cor laranja espalhados na casa pode ser uma ótima maneira de garantir uma decoração simples e elegante

Colocar objetos pontuais da cor laranja espalhados na casa pode ser uma ótima maneira de garantir uma decoração simples e elegante Foto: Pinterest/Shine Coco

Decoração chave

O tradicional do halloween é a paleta de cores laranja, preto e roxo com os elementos já conhecidos: caveiras, abóboras e morcegos. De acordo com Sabrina, caveira, bruxa e aranha são os mais pedidos - especialmente decorações com a teia do animal. Apesar do halloween pedir por excesso, é interessante focar em um item para ser sua estrela principal e a decoração não ficar muito sobrecarregada.

Bexigas, baldinhos de abóboras, placas e canudos. Vale tudo na hora de decorar a casa

Bexigas, baldinhos de abóboras, placas e canudos. Vale tudo na hora de decorar a casa Foto: Pinterest/Ladybehindthecurtain

“Nada impede você de usar outras cores também. Laranja e azul turquesa, preto e pink... Não precisa ficar preso a um padrão só porque foi imposto, vale a ousadia”, recomenda ela. 

Para já adiantar a decoração natalina, as luzinhas da árvore também podem ser usadas na decoração das bruxas. Sobre o corrimão da escada ou na parede de algum ambiente. Em algumas lojas já é possível encontrar luzes em formato de fantasmas ou caveirinhas.

Faça Você Mesmo

São milhares de vídeos e tutoriais online com tema de halloween. Desde cortar cartolina em formatos de bichinho - ratos, morcegos e aranhas - até comidas com carinhas e formatos para enfeitar a mesa. “Uma ideia legal é colocar gaze nos objetos; enfaixar as pernas da cadeira ou o abajur, por exemplo. Transformar coisas simples em divertidas”, sugere a profissional. Além de ser uma ótima tarefa para fazer junto com as crianças, montar sua própria decoração é uma maneira de gastar menos dinheiro e tentar usar itens que já estão na casa. 

No final das contas, o importante é que a decoração fique de um jeito bonito e divertido para você. Depois disso, capriche nos quitutes, separe os melhores filmes de halloween e aproveite a sua noite de terror.