Com cinco lojas oficiais no Brasil, a Kartell é a principal marca de design italiano em atividade no País, reinando soberana no setor dos móveis de plástico. Seus lançamentos durante o Salão do Móvel de Milão estão entre os mais aguardados. Lorenza Luti, diretora de marketing da empresa, recebeu o Casa esta semana em Milão para comentar as novidades da próxima edição do Salão do Móvel, em abril.
A cada edição do Salão, a Kartell elege um tema que funciona como fio condutor de toda coleção. Já decidiram qual será o deste ano
Sério, serei absolutamente sincera: ainda não nos decidimos (risos). Esse é um assunto que tratamos com a maior seriedade porque acaba por se converter quase em um manifesto da nossa empresa. O que posso te adiantar é que vamos falar de estilos de vida. Ou de como nossos móveis conseguem se adaptar aos mais diversos ambientes. Também pretendemos dar uma atenção extra a dois setores da nossa produção que vêm ganhando cada vez mais espaço na nossa agenda: o de iluminação decorativa e o de utilitários domésticos.
A pesquisa tecnológica em torno do plástico tem direcionado, ao longo dos anos, toda a produção da Kartell. Depois de tantas inovações, qual será a próxima fronteira a ser transposta?
Sim, de fato, a inovação é um elemento determinante na nossa história. Depois de décadas, nas quais a cor, apesar de sua cartela limitada, era o elemento chave de nossas coleções, a partir do início deste século, a transparência, associada ou não a ela, se tornou o motor propulsor. Hoje, acredito, nossa produção caminha em direção a uma maior variedade de texturas que produzam novas sensações de toque, para além do liso. E, ainda, a um olhar renovado sobre a cor.
Poderia antecipar alguns dos lançamentos?
Sim, claro. Comecemos pela Matrix Chair, projetada por Tokujin Yoshioka com sua superfície 3D que dá à cadeira um visual hi-tech. Já de Philippe Starck vamos apresentar nada menos que três novos móveis: Veneza, uma poltrona baixa, de estilo discreto. Outro projeto dele, a Catwalk é dedicada ao mundo da alta moda e indicada para uso interno e externo. Por fim, Cara é a pura expressão do conceito de 'menos é mais'. Ela é a demonstração prática de quanto menor for, melhor poderá ser.