Do desenho urbano ao artesanato

Ítalo Lo Re - Especial para o Estado

Três eventos em cartaz em SP que merecem a visita

Ojidu - Árvore da Vida Warao

Ojidu - Árvore da Vida Warao Foto: Benjamin Mast

Étnico

Sob o nome de “Ojidu - Árvore da Vida Warao”, o artesanato produzido pelas índias venezuelanas da tribo Warao (foto acima) está em São Paulo desde a última sexta, 7, no Museu A Casa. A mostra se propõe a promover a autossuficiência da etnia que atualmente está em situação de refúgio no Brasil. Entre os objetos em exposição – que podem ser adquiridos pelos visitantes – estão cestos, vasos, bandejas e outras criações feitas em fibra de buriti.

 

Metrópole

Promovido pelo Centro Universitário Senac Santo Amaro, o simpósio “A Cidade que Desejamos – arquitetura, imaginário e identidade” discute a importância da cidade como elemento catalisador das relações sociais e, para além delas, da arquitetura como campo de conhecimento multidisciplinar. O evento ocorre entre 8h e 13h, no dia 14 de novembro. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição. 

Exposição de utensílios de cozinha

Exposição de utensílios de cozinha Foto: Museu Casa Brasileira

À mesa

Em nova vitrine, o Museu da Casa Brasileira (MCB) apresenta utensílios utilizados na cozinha brasileira dos séculos 19 ao 20 para processar e servir alimentos. Entre os destaques, equipamentos que revolucionaram o modo de preparo e a conservação de alimentos. De terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos a R$ 15 e 7,50 (meia-entrada).