Cultura indígena ganha espaço em mostras de design

Samuel Costa - Especial para o Estado

Eventos Duas Crônicas e Feira na Rosenbaum são as apostas para curtir o fim de semana

Povos indígenas brasileiros foram as inspirações para os eventos

Povos indígenas brasileiros foram as inspirações para os eventos Foto: Pati Ikeda

Exposições destacam cultura Munduruku

Criação da designer Maria Fernanda Paes de Barros inspirado na comunidade ribeirinha de Santarém (PA) 

Criação da designer Maria Fernanda Paes de Barros inspirado na comunidade ribeirinha de Santarém (PA)  Foto: Marcelo Oséas

A designer Maria Fernanda Paes de Barros apresenta seu trabalho Kwasáwa | Borar, durante a mostra Duas Crônicas. A exposição é resultado da imersão da designer em uma comunidade ribeirinha de Santarém, no norte do Pará. As obras, feitas em cerâmica e palha, propõem valorizar o conhecimento indígena. A mostra também apresenta o trabalho do fotógrafo Marcelo Oséas, que viveu durante um ano em uma comunidade Munduruku. As peças selecionadas estarão à venda e parte da renda arrecadada será revertida para os indígenas. O evento vai até o dia 18 de outubro, no museu A Casa (Avenida Pedroso de Morais, 1.216, Pinheiros). A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 18h30, com entrada gratuita.

Feira na Rosenbaum de Todos os Povos

Entre os materias dos produtos expostos, a madeira e a cerâmica ganham destaque

Entre os materias dos produtos expostos, a madeira e a cerâmica ganham destaque Foto: Danilo Koshimizu

A Unibes Cultural recebe a Feira na Rosenbaum – edição Feira de Todos os Povos, que neste ano aposta na decoração com raízes brasileiras. A curadoria, assinada por Cris Rosenbaum e Tati Accioli, aposta no trabalho autoral de designers e estilistas nacionais. Os destaques são para os objetos em cerâmica e madeira. Além de design, o evento ainda traz expositores de gastronomia e moda. A feira acontece de quinta (3) a domingo (6), das 11h às 20h, e a entrada é gratuita. A Unibes Cultural fica na Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré.