Arquitetura do social

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Por Marcelo Lima
Atualização:

Entre os projetos de destaque produzidos pelo escritório FGMF, os de duas escolas saltam aos olhos: simples em sua concepção, mas arrojados do ponto de vista construtivo. Segundo Lourenço Gimenes, na escola projetada em Várzea Paulista, região metropolitana de São Paulo, a intenção foi integrar os espaços públicos e semipúblicos, internos e externos. Para tanto, o terreno foi tratado de forma a proporcionar uma grande praça de acesso, aberta à comunidade local.A estrutura de concreto pré-moldado foi selecionada não apenas pela rapidez de montagem e pelo custo menor. "Agrada-nos a ideia de retomar os tempos da arquitetura modernista, quando os próprios materiais de construção tinham uma função plástica", afirma Gimenes.No projeto da escola em Várzea Paulista, por exemplo, a parte frontal recebeu fechamento de elementos vazados de concreto agrupados, formando um grande mosaico que filtra a luz e se assemelha a um painel artístico durante o dia. À noite, com a iluminação interna, o conjunto funciona como uma imensa luminária, dando ao observador que passa pela rua a sensação de que a escola está inteiramente aberta para a comunidade.

 

 

 

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