Ruy Ohtake desenvolve linha de produtos cerâmicos inspirada em ovos

Marcelo Lima - O Estado de S. Paulo

Em sua primeira excursão pelo segmento cerâmico, arquiteto assina linha de cubas para a gigante espanhola Roca

Trata-se do primeiro produto criado pelo arquiteto Ruy Ohtake para uma empresa do segmento cerâmico. É, igualmente, a única linha já desenhada por um profissional brasileiro para uma das gigantes do setor, a espanhola Roca. Ao todo, são quatro modelos de cubas, sendo três delas de apoio e uma de sobrepor, produzidas em cinco cores selecionadas por seu criador, que parecem traduzir o senso comum de que o mais difícil é fazer as coisas da forma mais simples. “Gosto muito do elemento curvo. O olhar para uma curva é imprevisível, podemos ter várias percepções”, explica o arquiteto que, partindo da forma de um ovo, conseguiu reproduzir nos objetos os traços marcantes de sua respeitada e extensa carreira arquitetônica. Conforme ele fez questão de pontuar nesta entrevista exclusiva ao Casa.

Banheiro com um dos modelos de cubas criadas para a Roca

Banheiro com um dos modelos de cubas criadas para a Roca Foto: Roca/Divulgação

Por que a escolha do ovo?

O ovo é um elemento natural de uma qualidade excepcional. A rigidez e a dureza dele como um todo é uma coisa realmente impressionante, se considerarmos a finura de sua casca. Aí, eu resolvi colocar esse desafio também para a Roca. Ou seja, reproduzir aquela coisa fina, o que a tecnologia já permite, mas aplicada em uma situação muito diferenciada. No caso, reproduzindo um desenho curvo.

Modelo de sobrepor, peça da coleção inspirada no ovo

Modelo de sobrepor, peça da coleção inspirada no ovo Foto: Roca/Divulgação

É a sua primeira louça cerâmica. Como se deu o processo e o que mais o atraiu?

Parti da observação atenta do objeto e da natureza moldável da água. A água dentro do lavatório fica no nível plano. Assim, resolvi desenhar um lavatório ondulado para acentuar o contraste com a superfície da água. No processo, me impressionou a tecnologia oferecida pela Roca, capaz de criar uma cerâmica extremamente fina, com apenas 3 mm de espessura. Me agrada ver os avanços tecnológicos viabilizando formas ousadas.

Cuba de apoio

Cuba de apoio Foto: Roca/Divulgação

Como o presente projeto se alinha à sua produção como arquiteto? 

Em todos os meus trabalhos, seja o desenho de uma cuba, de uma cadeira ou de um edifício como o do hotel Unique ou o do Instituto Tomie Ohtake, meu principal interesse é promover o diálogo entre a geometria e a natureza. A natureza com as suas curvas irreverentes, mais fortes ou mais leves, e, ao lado dela, a geometria, com toda a sua precisão. Essa conjugação é um desafio que eu gosto muito de me colocar e que está claramente presente nesta coleção. Até por isso, me deu tanto prazer de realizar.

O arquiteto paulistano Ruy Ohtake

O arquiteto paulistano Ruy Ohtake Foto: Roca/Divulgação

ESPECIAL EXPO REVESTIR:

+ Lançamentos da Expo Revestir trazem o natural para os grandes centros

+ Padrões geométricos e elementos naturais são destaque nos revestimentos não cerâmicos

+ Louças e metais ganham 'toque hi tech' e customização na Revestir