5ª edição da Semana Criativa de Tiradentes valoriza os saberes da tradição

Redação - O Estado de S.Paulo

Evento que vai até domingo, 24, conta com palestras, eventos, rodas de conversas e tours pela cidade histórica

Da esq. para dir., alguns dos artistas participantes da edição: Junior, Ana Vaz, Simone Quintas(janela), Maraí Valente, Luciana Pires, Murilo Weitz e Paulo Biacchi

Da esq. para dir., alguns dos artistas participantes da edição: Junior, Ana Vaz, Simone Quintas(janela), Maraí Valente, Luciana Pires, Murilo Weitz e Paulo Biacchi Foto: Joo Bertholini

Depois de um ano sem a tradicional Semana Criativa de Tiradentes, em Minas Gerais, o evento volta em forma híbrida a partir desta quinta, 21, até domingo, 24. Além dos eventos distribuídos em seis pontos da cidade histórica - todos espaços abertos, em virtude da pandemia, mas que também permitem contemplar a beleza da natureza e arquitetura do local -,  as palestras e rodas de conversas também poderão ser vistas pelo canal de youtube da semana

Há quatro anos a SCT, um dos principais eventos do país voltados para a valorização do design e do artesanato brasileiros, promove um contato direto entre designers e artesãos, com o objetivo de divulgar e valorizar saberes de tradição, evitando que se percam e levem consigo a nossa história. Assim, muito mais do que o festival de quatro dias, também são realizadas imersões ao longo do ano entre designers e artesãos, estimulando uma intensa troca de conhecimentos.

Como em 2020 o projeto presencial teve de ser paralisado por conta da pandemia, o mesmo grupo foi convidado para trabalhar este ano. São eles os designers Ana Vaz (MG), Maraí Valente (SP), Luciana Pires (MG), Murilo Weitz (SP) e Paulo Biacchi (SP) e os artesãos Alexandre Mezêncio (marcenaria), Eliana Maia (artesã tecelã), Gabriel Paineira (cerâmica), Luciano Jaques (marcenaria), Mariana Paineira (cerâmica) e Marlon Carvalho (desenho e pintura).

Além desses, grandes nomes também estão confirmados no evento, como Ronaldo Fraga, Zanini de Zanine, Rodrigo Ohtake e muito mais. No dia 22, por exemplo, sexta, às 18h, a roda de conversa 'As transformações na vida e na obra após a fama' conta com Bel Lobo, Marcelo Rosenbaum, Maurício Arruda e Stéphanie Ribeiro. Para participar presencialmente, é necessária a reserva de lugar pelo site do evento. Apesar de não ser necessário o comprovante de vacinação, o uso da máscara é obrigatório.

Serão mais de 40 atividades, entre palestras, rodas de conversa, oficinas, exposições, Mercado (iniciativa criada ano passado que dá visibilidade para a produção dos artesãos locais, colocando à venda peças idealizadas em todas as edições da Semana Criativa de Tiradentes), sessões de cinema e tours guiados pela cidade. Com exceção das oficinas, as demais atividades serão gratuitas.

Patrocinadora do Festival, a Sherwin-Williams oferece uma agenda que inclui palestra com o designer Pedro Franco e atividades com artesãos e artistas locais, a exemplo de oficinas ministradas por Marlon Carvalho, um painel instagramável produzido por JB Lazzarini e tours guiados por Fabrício Rodrigues pela cidade. Além do lançamento da Coleção Tiradentes, composta de nove cores escolhidas sob a curadoria de Pedro Franco, dentro do leque ColorSnap, que serão utilizadas nos espaços do evento.

Parede com tom 'Morro Azul', da Coleção Tiradentes

Parede com tom 'Morro Azul', da Coleção Tiradentes Foto: Sherwin-Williams

Vans identificadas vão percorrer a rota da SCT para conforto de todos e para que seja evitado o uso de carros na cidade. É importante lembrar que para entrar nas palestras e rodas de conversa será imprescindível a reserva prévia de lugar pelo link do Sympla, que será disponibilizado para cada atividade no site da Semana Criativa de Tiradentes.

“Com a retomada dos eventos esse ano, a Semana promete ser especial, com reencontros e as valiosas trocas de informações e conhecimento. Estamos ansiosos para vivenciar esse momento, para contemplar tudo que Tiradentes oferece e vivenciarmos uma experiência única e inesquecível ao lado de nossos parceiros, clientes e amigos”, explica Thiago Sodre, CEO do Club&Casa Design, co-patrocinador do evento. 

Loja da Semana Criativa de Tiradentes

Loja da Semana Criativa de Tiradentes Foto: Joo Bertholini

A ligação do lugar com um período em que a história era contada basicamente por meio da produção artística não passou despercebida da dupla de produtores culturais Simone Quintas e Júnior Guimarães, que identificou na cidade o cenário ideal para a realização da Semana. Por isso, para a experiência completa, vale conferir os restaurantes locais - o evento possui até uma rota gastronômica com diversos estabelecimentos participantes - e a nova loja da SCT, inaugurada em junho.

Com projeto assinado pelo arquiteto mineiro Alexandre Rousset, com apoio da Sherwin-Williams, da Carbono Design e do paisagista Edu Bianco, a loja oferece móveis e objetos desenvolvidos desde a primeira edição da semana, feitos por designers importantes da cena nacional e artesãos de Tiradentes e região. De luminárias a ecobags, passando por vasos, copos e cadeiras, com opções a partir de R$ 15. (R. do Chafariz, 11, Centro Histórico, na subida da igreja Matriz de Santo Antônio).