4 dicas para escolher a cama ideal para seu cachorro

Pets de diferentes raças e tamanhos apresentam diferentes necessidades

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Esqueça as tradicionais casinhas de madeira e as caminhas genéricas que são vendidas em qualquer lugar: seu cachorro já pode (e merece!) contar com móveis elaborados, que sejam adequados à características como raça e tamanho. Além de proporcionar uma boa noite de sono para seu cãozinho, essas camas podem também se integrar perfeitamente ao ambiente. Confira algumas dicas para escolher a cama ideal para seu cachorro:

PUBLICIDADE

1. Conheça as necessidades do seu pet O primeiro passo para acertar na escolha é identificar as características e necessidades do seu cão. Um fator importante é a raça: ela determina a quantidade de pêlos e, portanto, se o cachorro é mais ou menos propenso a sentir frio. 

Se o seu cão sente muito frio, o ideal é investir em casinhas de madeira ou em camas-iglu; para cachorros que sofrem com o calor, o ideal são as caminhas feitas a partir de tecidos leves.

A raça também determina uma série de outros fatores, como peso, hábitos e extensão do processo de crescimento. Todos esses aspectos são importantes na hora de escolher uma boa cama para o seu pet.

Esta cama, desenvolvida pelo Torafu Architects para a mostra Architecture for Dogs, foi pensada para as especificidades de cães da raça Jack Russell Terrier: caçadores com bom olfato, dormem mais felizes sentindo o cheiro da camisa do dono Foto: Hiroshi Yoda/DIVULGAÇÃO

 2. Tamanho importa Para garantir conforto e sono tranquilo, é fundamental que a cama tenha dimensões adequadas ao tamanho do seu cão. Por isso, antes de fazer uma escolha, é importante medi-lo. 

Cães que crescem muito precisarão trocar de cama com alguma frequência; se o seu pet já atingiu seu tamanho máximo ou não crescerá muito mais, a escolha fica mais fácil. Por garantia, opte sempre por modelos que possuem alguns centímetros a mais que o seu animalzinho.

Cães com pouca tendência de crescimento não precisam trocar de cama com muita frequência Foto: Pickorruchos/DIVULGAÇÃO

3. Formato também Você já reparou a posição em que seu cachorro dorme? 

Publicidade

Se ele prefere descansar esticado, a caminha ideal será retangular. Na hora de escolher o tamanho, lembre-se de medir as dimensões do seu cachorro quando ele está deitado.

Cães que preferem dormir encolhidos, por sua vez, se adaptam melhor com camas redondas ou quadradas.

Esta cama, retangular, é ideal para cachorros que gostam de dormir esticados Foto: Diego Ocanhas/DIVULGAÇÃO

4. Material

Em relação ao material da cama, você deverá procurar por aqueles mais resistentes e fáceis de limpar. Para o cãozinho, no entanto, o que importa mesmo é que a caminha seja bem acolchoada. 

A cama deve ser sempre bem acolchoada; para cachorros grandes e/ou pesados, o acolchoado deve ser ainda mais resistente, para que eles não fiquem muito próximos ao chão Foto: Bichinho Chic/DIVULGAÇÃO

Veja também: 8 dicas de decoração para quem tem gatos em casa

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.