10 mudanças pontuais que você mesmo pode fazer para começar o ano de casa nova

Ana Lourenço Especial para - O Estado de S.Paulo

Ideias simples que podem transformar ambientes e, o que é melhor, sem qualquer quebra-quebra

Poltrona de cor vibrante em projeto assinado por Cláudia Xavier.

Poltrona de cor vibrante em projeto assinado por Cláudia Xavier. Foto: Julia Ribeiro

Embora o desejo de reformar a casa surja com força nesta época do ano – também em função da temporada de liquidações que está apenas começando – para muitos, a simples menção da palavra reforma já é capaz de produzir calafrios. Tal os transtornos que uma obra, seja qual for seu tamanho, pode causar na rotina de qualquer morador. 

VEJA DICAS PARA COMEÇAR O ANO DE CASA NOVA

Sidney Doll
Ver Galeria 10

10 imagens

Ainda assim, segundo arquitetos e designers de interiores, por meio de pequenas intervenções, é sempre possível transformar o visual da casa e atender ao clamor por mudanças suscitado pelo início do ano. Desde que, claro, tudo comece por um diagnóstico preciso das reais necessidades de cada espaço e que estejamos, de fato, dispostos a nos livrar de tudo o que não nos interessa mais. 

Com esta ideia em mente, o Casa saiu a campo, consultou profissionais da área e elencou dez dicas infalíveis para você entrar em 2019 com a sensação de estar de casa nova. São sugestões simples, que atendem todos os setores domésticos, não demandam grandes gastos e, com um pouquinho de boa vontade, podem ser executados por conta própria. Portanto, mãos à obra.