Cadeira de designer brasileiro entra no acervo permanente de museu de design

Marcelo Lima - O Estado de São Paulo

Esqueleto, cadeira criada por Pedro Paulo Franco, passa a integrar o acervo do Vitra Design Museum, da Alemanha

O designer Pedro Paulo Franco

O designer Pedro Paulo Franco Foto: divulgação

Com desenho que remete ao formato da costela humana, a cadeira Esqueleto, desenhada pelo designer e empresário Pedro Paulo Franco, foi apresentada no Salão do Móvel de Milão de 2014 e depois na Design Week de Nova York, em maio do mesmo ano. De lá para cá, constituiu família. Ganhou versões banco, banqueta e mesa, além de uma legião de admiradores, tanto na A Lot of Brasil, loja do designer, onde o móvel é comercializado em São Paulo, quanto em seus representantes no Brasil e no mundo. 

Siga o Casa no Instagram e use a hashtag #casaestadao

Um percurso, via de regra, condizente com outros móveis vendidos pela marca, que unem originalidade, assinaturas de peso e preço compatível (em torno de R$ 2 mil, a depender do modelo). Isso, diga-se, até o início deste mês, quando o Vitra Design Museum, da Alemanha, uma das principais instituições internacionais consagradas ao tema, resolveu incluir a Esqueleto em seu acervo permanente. “Me enche de orgulho a oportunidade de ter um móvel que leva minha assinatura em uma instituição como o Vitra. Não só pelo aspecto pessoal, mas por ter a oportunidade de mostrar que um Brasil tecnológico e industrial também existe”, declara o seu criador, que comentou a indicação em entrevista ao Casa.

A quais fatores você atribui a escolha do Vitra Design Museum? 

Penso que a escolha se deve a um conjunto de fatores: ao convite da curadora Marva Griffin para apresentarmos o trabalho de nosso laboratório de pesquisas de novas matérias-primas durante o Salão Satélite deste ano, em Milão; ao interesse do Vitra Design Museum, na pessoa de seu diretor, Mateo Kries, pelos materiais por nós sintetizados e empregados nos móveis da série Esqueleto, tais como o bambu injetado, a madeira líquida e o coco injetado; e, por fim, à percepção deles de que o Brasil pode, efetivamente, ser um exportador de produtos tecnologicamente avançados, de alto valor agregado.

O designer Pedro Paulo Franco e a cadeira Esqueleto, rcentemente incluída na coleção do Vitra Design Museum, na Alemanha

O designer Pedro Paulo Franco e a cadeira Esqueleto, rcentemente incluída na coleção do Vitra Design Museum, na Alemanha Foto: divulgação

Em que consiste e como se dá a síntese desses materiais?

A fórmula base mescla resíduo de produtos orgânicos mesclados a um eco-polímero, um tipo de plástico, formando uma massa que é reinjetada em um molde. É preciso que se diga, no entanto, que processos dessa ordem levam tempo e são custosos. Somente se justificam sob a ótica da produção em larga escala, como é o caso da cadeira Esqueleto. Dessa forma, o investimento pode realmente contribuir para tornar o produto mais democrático, além de agregar um diferencial ao objeto oriundo de seu material. 

O setor onde a peça está exposta inaugura uma nova ala no Vitra Design Museum. O que vai acontecer por lá?

O Vitra já é uma referência quando o assunto é design. Seja por seus edifícios, que levam a assinatura de grandes nomes da arquitetura internacional, seja pelos inúmeros workshops que realiza ou ainda por seu riquíssimo acervo. A nova área, inaugurada no dia 3 de junho e denominada Schaudepot, tem projeto dos arquitetos suíços Herzog & de Meuron e pretende se constituir no maior acervo mundial de materiais e processos produtivos, com visitação prevista de 350 mil pessoas por ano. Eu não poderia me sentir mais honrado em estar lá representado.

De Pedro Paulo Franco, cadeira Esqueleto produzida com fibra de coco: uma das peças enviadas para o Vitra Museum

De Pedro Paulo Franco, cadeira Esqueleto produzida com fibra de coco: uma das peças enviadas para o Vitra Museum Foto: divulgação