Se usar jeans skinny não se agache

Deborah Netburn - O Estado de S.Paulo

De acordo com um novo estudo, se você passa o dia numa posição agachada, o uso de jeans skinny pode provocar sérios danos à suas pernas

Médicos na Austrália relatam que uma mulher de 35 anos foi hospitalizada por quatro dias após sofrer lesão muscular, inchaço e bloqueios nervosos nas pernas depois de ficar agachada por várias horas enquanto vestia jeans skinny

Médicos na Austrália relatam que uma mulher de 35 anos foi hospitalizada por quatro dias após sofrer lesão muscular, inchaço e bloqueios nervosos nas pernas depois de ficar agachada por várias horas enquanto vestia jeans skinny Foto: Alastair Grant/ AP

Num estudo publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery e Psychiatry, uma equipe de médicos relatou a história de uma mulher de 35 anos que caiu na calçada e não conseguiu se levantar, depois de ter passado o dia inteiro usando jeans skinny. Segundo ela, o jeans parecia um pouco justo quando o colocou naquela manhã, explicou o Dr. Thomas Kinder da unidade de neurologia no Royal Adelaide Hospital, na Austrália, que chefiou o estudo. Mas depois de passar horas agachada esvaziando um armário, ela observou que a calça apertava muito suas pernas e provocava muito incômodo.

Mais tarde, a caminho de casa, ela não conseguiu mais mexer os pés e caiu. Ficou várias horas no chão até ser levada ao hospital.

Quando os médicos examinaram a paciente, ambas as pernas estavam tão inchadas a ponto de os médicos precisarem cortar o jeans para tirá-lo. Seus pés e o tornozelo estavam muito fracos e ela não conseguia andar. Kinder disse que a mulher foi tratada com fluídos intravenosos, mas as pernas voltaram ao normal somente depois de quatro dias.

"Acreditamos que a combinação do agachamento e do jeans apertado é que causou o problema", disse o médico.

Segundo o Dr. Kinder, ficar agachado por um tempo prolongado provoca uma compressão dos nervos peroneais, que ficam perto do joelho. Quando a pessoa permanece agachada, o fluxo de sangue para os músculos da panturrilha diminui. 

No caso apresentado a panturrilha da mulher inchou, reagindo à falta de sangue, mas como ela estava usando jeans muito apertados, os músculos incharam "para dentro" comprimindo um outro grupo de nervos chamados tíbios e reduzindo ainda mais o fluxo de sangue para os músculos. 

"Se ela estivesse usando calças mais soltas, os músculos da panturrilha inchariam "para fora" e não para dentro, evitando assim a pressão sobre os nervos e os vasos sanguíneos", disse o médico.

Ele acrescentou que não há estudos anteriores demonstrando que só o fato de a pessoa ficar agachada causa danos no nervo tíbio ou inchaços da panturrilha.

A mulher foi submetida a hidratação intravenosa porque os danos aos músculos provocaram o rompimento das fibras musculares, o que poderia resultar em problemas nos rins, se não realizado esse tratamento. 

Para o Dr. Kinder, a lição que pode ser extraída do estudo é de que as pessoas não devem ficar agachadas por longos períodos, especialmente se estiverem usando um jeans apertado.

"Se sentir desconforto ou formigamento quando estiver agachada a pessoa deve se levantar e caminhar um pouco.

Se estiver realizando um trabalho em que é necessário ficar agachada muito tempo, tire o jeans apertado, coloque calças folgadas ou stretch, que se amoldam mais ao corpo. 

Tradução de Terezinha Martino