Sauna é benéfica para o coração

- O Estado de S.Paulo

Cardiologista sugere que os praticantes de sauna tomem um banho gelado após a terapia com calor, o que causa benefícios para o sistema circulatório

Estudo na Finlândia aponta redução no risco de doenças cardiovasculares em quem realiza a terapia com frequência

Estudo na Finlândia aponta redução no risco de doenças cardiovasculares em quem realiza a terapia com frequência Foto: Thomas Wanhoff/Creative Commons

A terapia de sauna, que consiste na permanência do indivíduo por certo tempo em uma câmara de vapor quente, pode ser benéfica ao coração. É o que afirma o cardiologista Carlos Alberto Pastore, em entrevista ao programa Rota Saudável, da Rádio Estadão.

De acordo com o especialista, a sauna só deve ser usada por aqueles que não possuem problemas cardíacos prévios. “É indicada para pessoas saudáveis, a fim de evitar doenças no futuro. Para pessoas que já são cardiopatas, não é muito indicada, já que diminui a pressão arterial e esgota um pouco da carga energética”, avisa.

Para corroborar a tese, o médico cita um estudo realizado na Finlândia, que “demonstrou uma redução na tendência de morte por doenças cardíacas em pacientes que realizavam a terapia semanalmente, entre elas, mal súbito e problemas coronarianos”. 

O cardiologista também sugere que os praticantes de sauna tomem um banho gelado após a terapia com calor, o que causa benefícios para o sistema circulatório. “No fundo, é exatamente esse choque entre a vasodilatação causada pela sauna e a vasoconstrição resultante da água fria que fortalece o aparelho cardiovascular”, verifica Pastore.